Rui Car
02/06/2017 16h41

Agrolândia realiza obras de reparo após estragos causados pela chuva

Mais de 20 bueiros ficaram entupidos

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A semana foi de muito trabalho para as Secretarias de Infraestrutura e Agricultura de Agrolândia, antes, durante e depois desse período de chuva intensa. Foram vários os transtornos e prejuízos causados pela elevação do nível do Rio Trombudo, que corta o município.

 

As duas pastas colocaram uma equipe à disposição da comunidade, para auxílio, caso necessário. A frota de maquinário também está à disposição, principalmente para execução das obras de recuperação do que foi danificado.

 

Nesta quinta e sexta-feira, dias 01 e 02, o trabalho se concentrou no desentupimento de mais de 20 bueiros e na remoção de sete quedas de barreira nas localidades de interior. “Na Serra dos Alves ontem, por volta das 15h, ainda havia pontos de alagamento na estrada geral, mas hoje a situação já começa a se normalizar. Estamos dando atenção maior às estradas vicinais, mas dependemos do tempo para a conclusão do trabalho”, ressalta o secretário adjunto de Infraestrutura, Wagner Galisa.

 

Em relação às pontes e pontilhos, algumas estruturas tiveram as cabeceiras danificadas pela força da água. “Pedimos também um pouco de paciência aos moradores, uma vez que a demanda agora é bastante grande. Mas logo a gente deve retomar a rotina de trabalho que já havia sido planejada, que é voltada principalmente à limpeza de estradas e aplicação de cascalho”, orienta o prefeito Urbano José Dalcanale.

 

Na agricultura, algumas propriedades ficaram com o acesso bastante danificado, comprometendo, por exemplo, o escoamento da produção de leite. Mas maquinários da prefeitura também já auxiliam os agricultores na recuperação. Na lavoura, produtores de milho, soja e feijão já calculam prejuízo. “Em uma só propriedade, cerca de 500 sacas de feijão foram perdidas, por que não foi possível fazer a colheita a tempo. Uma perda de quase 25 mil quilos de feijão”, observa o secretário de Agricultura, Jonas Will. “Vamos ver o que podemos fazer também para ajudar esses agricultores”, finaliza o prefeito.

Justen Celulares