Rui Car
14/07/2023 15h40 - Atualizado em 14/07/2023 15h47

ALESC homenageia Unidavi pelos 57 anos de atuação

Moção de Aplauso foi proposta pelo deputado Oscar Gutz (PL)

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Agência AL

Foto: Divulgação / Agência AL

Delta Ativa

Por redesenhar o modelo econômico do Alto Vale do Itajaí, os 57 anos de trajetória da Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí), sediado em Rio do Sul, foram homenageados na terça-feira (11) pelo Parlamento catarinense com a entrega de uma Moção de Aplauso proposta pelo deputado Oscar Gutz (PL). A cerimônia aconteceu na Sala de Imprensa da Casa, após a suspensão da sessão, para a divulgação dos trabalhos da instituição, pelo reitor, o professor Alcir Teixeira. 

 

Como explicou o proponente da homenagem, Oscar Gutz, a trajetória da Unidavi se confunde com o desenvolvimento e a pujança do Alto Vale do Itajaí. “Já formou em quase seis décadas mais de 22 mil estudantes”, afirmou, destacando que é um reconhecimento justo.

 

O reitor enalteceu a homenagem e destacou a importância da instituição para a região do Alto Vale.

 

Dia 07 de julho a Unidavi comemorou 57 anos atuando efetivamente para o desenvolvimento da região, redesenhando o modelo econômico do Alto Vale do Itajaí. Estamos muito felizes e honrados com esta homenagem”, afirmou.

 

Sessão Solene

 

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu ainda, na noite desta quinta-feira (13), uma sessão solene para homenagear a Unidavi. A solenidade, que aconteceu no auditório do campus da Unidavi, em Rio do Sul, também destacou a formação da primeira turma do curso de Medicina e os 30 anos de implantação do curso de Direito da instituição.

 

Na abertura, um vídeo apresentou a trajetória da universidade, que foi fundada no dia 7 de julho de 1966 por iniciativa de um grupo de voluntários, liderado pelo bioquímico Guilherme Gemballa. A instituição, que surgiu como fundação educacional, ao longo dos anos expandiu as áreas de atuação com a criação constante de novos cursos de graduação e pós-graduação, e do colégio universitário.

 

Atualmente a Unidavi está presente nos municípios de Rio do Sul, Ituporanga, Presidente Getúlio e Taió, oferecendo mais de 30 cursos superiores e calcula-se que ao longo de quase seis décadas de existência, já tenha contribuído para a formação de 22 mil pessoas.

 

A solenidade foi proposta pelo deputado Gerri Consoli (Foto: Divulgação / Agência AL)

 

Proponente da homenagem, o deputado Gerri Consoli (PSD) destacou a contribuição da Unidavi para a região do Alto Vale do Itajaí e para o estado de Santa Catarina, por meio da formação profissional de excelência e do fomento ao desenvolvimento econômico nas suas mais diferentes áreas.

 

Ele também enalteceu o trabalho realizado por professores, gestores e colaboradores ao longo da trajetória de quase seis décadas da instituição. “Esta instituição sempre nos inspirou sonhos e, devido a vocês, muitos deles foram realizados. Que Deus ilumine a cada um que fez, que faz, e que fará parte da Unidavi. Que continuem nos inspirando sempre. Obrigado pela entrega, obrigado Unidavi por cumprir o seu propósito”.

 

O professor Célio Simão Martignago, que discursou em nome dos homenageados, afirmou que a razão pela qual alcançou a Unidavi alcançou o atual patamar é que ao longo dos seus 57 anos de história, a instituição sempre soube escolher com competência os integrantes do seu quadro funcional. Pessoas, que se destacaram pelo “brilhantismo de suas inteligências e dinamismo de suas vontades”.

 

Ele encerrou o seu pronunciamento agradecendo a homenagem promovida pela Assembleia Legislativa. “Nada é mais gratificante na vida de uma pessoa do que ser homenageado. Não pela vaidade, mas pela afirmação coletiva de que as ações praticadas tiveram a aprovação majoritária em meio à diversidade humana. Homenagear é um ato de desprendimento e de profunda demonstração de consideração e afeto”, disse.

 

Por sua vez, o reitor da Unidavi, Alcir Teixeira, observou que a instituição foi criada por lei municipal, de caráter comunitário e filantrópico, e desde o ano de 1974 integra a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). 

 

Segundo disse, a missão inicial de contribuir para o crescimento de Rio do Sul e do Alto Vale, foi plenamente alcançada pela instituição, que atualmente é vista como um dos motivos para a região ter alcançado um dos maiores níveis de desenvolvimento socioeconômico em Santa Catarina. “Difícil compilar a história da Unidavi em poucas palavras, porém não podemos deixar de destacar a sua importância primordial para o desenvolvimento regional, outrora sem perspectivas, hoje pujante, sem desemprego e com um dos melhores indicadores econômicos e sociais do nosso estado”.

 

Também participaram da sessão os deputado Napoleão Bernardes (PSD) e Oscar Gutz (PL); o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; o prefeito de Rio do Sul, José Thomé; o prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel; o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso; o presidente da Câmara Municipal de Rio do Sul, vereador de Rio do Sul, Eduardo Freitas; e o procurador de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Ernani Dutra.

 

Homenageados:

 

Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí

Prefeitura de Rio do Sul

Guilherme Gemballa (in memoriam)

Viegand Eger (in memoriam)

Adalberto Gavioli

Jaime João Pasqualini

Célio Simão Martignago

João Natel Pollonio Machado

Osvaldir Ramos

Augusto Fey

Irineu do Nascimento Junior

Hélio Roque Rubick

Patrícia Pasqualini Philippi

Charles Roberto Hasse

Mehran Ramezanali

Josué Ubirajara Wagner Bilck

Ernani Dutra

Associação Empresarial de Rio do Sul (ACIRS)

Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI)

Câmara de Vereadores de Rio do Sul

Consoli Eventos Ltda.

Prefeitura de Ituporanga

Prefeitura de Taió

Prefeitura de Presidente Getúlio

 

Fonte: Valquíria Guimarães e Alexandre Back / Agência AL
Justen Celulares