Rui Car
04/01/2017 09h30 - Atualizado em 04/01/2017 08h41

Alistamento militar pode ser feito pela internet em SC até 30 de junho

Homens que completam 18 anos em 2017 precisam se alistar

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

Em Santa Catarina, jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2017 podem realizar o alistamento militar obrigatório via internet até 30 de junho. O Exército Brasileiro abriu a possibilidade de cadastro online para Santa Catarina e outros 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

 

O alistamento presencial continua valendo, em Juntas de Serviço Militar. Caso o cidadão esteja no exterior no período, deve procurar os consulados e embaixadas para inscrição. 

 

Os jovens devem preencher o cadastro de recrutamento pela internet  e receberão pelo e-mail informações sobre as próximas etapas e prazos. Eles também serão informados online se foram selecionados ou dispensados do serviço militar obrigatório.

 

Depois de se alistar pela internet, o jovem precisa ir à Junta Militar apresentar documentação: certidão de nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4.

 

De acordo com o Exército, caso o informante tenha dificuldade de acesso à internet, poderá fazer o recrutamento online nas Juntas do Serviço Militar disponíveis em todos os municípios do estado.

 

Serviço militar
As atividades são desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e compreenderão, na Mobilização e Pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional.

 

O alistamento é obrigatório e, sem ele, a pessoa ficam impedida, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino. Está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Justen Celulares