Rui Car
07/11/2018 16h59 - Atualizado em 07/11/2018 17h03

Alto Vale terá revisão do eleitorado

Eleitores de 12 cidades da região devem procurar a Justiça Eleitoral para atualizar cadastro

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Jenyfer Franz

Foto: Jenyfer Franz

Delta Ativa

Os eleitores das cidades de Vitor Meireles, Witmarsum, José Boiteux, Chapadão do Lageado, Petrolândia, Vidal Ramos, Mirim Doce, Rio do Campo, Atalanta, Aurora, Laurentino e Presidente Nereu, desde a segunda-feira (5), já podem procurar a Justiça Eleitoral para atualizar suas informações nos cartórios eleitorais. A revisão é para quem se mudou ou ainda não realizou o cadastro biométrico.

 

O período da revisão é diferente para cada cidade e estará aberto oficialmente a partir de janeiro de 2019. Porém os eleitores que desejarem já podem procurar o cartório e adiantar a revisão dos dados para evitar filas.

 

“A revisão dos eleitores abrange os municípios de Vitor Meireles, Witmarsum e José Boiteux. Há uma diferença na data de início e fim da revisão do eleitorado para esses municípios. Para José Boiteux e Witmarsum por exemplo, o prazo é o mesmo, é de 28 de janeiro até 28 de junho de 2019. Lembrando que o número de eleitores que deve passar por essa revisão em José Boiteux é de aproximadamente 2400 eleitores e em Witmarsum 2200. Vitor Meireles tem um prazo mais restrito, que é de 11 de março a 10 de maio. E a quantidade de eleitores é superior aos outros, são cerca de 3600 eleitores que devem comparecer ao cartório”, orienta Camilo Leandro Sales, chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral de Ibirama, responsável pelo cadastro das três cidades.

 

No caso de Vitor Meireles, que terá um prazo menor, a recomendação já está sendo dada desde as eleições desse ano, de acordo com o chefe de cartório.

 

“Como o prazo é menor e o número de eleitores maior, procuramos na própria eleição enviar para os colégios eleitorais uma notificação para os eleitores mencionando essa revisão, para que eles não deixem para a última hora”, conta Camilo.

 

Os prazos de revisão tem início oficial no próximo ano, porém nada impede que os eleitores já compareçam ao cartório. No momento da revisão, o cadastro biométrico também será feito.

 

“Eles não precisam ir somente no período mencionado, podem ir desde agora, pois que já é possível fazer a revisão. E aproveitamos o comparecimento do eleitor nessa ocasião para coletar os dados biométricos, que são as digitais, a fotografia e a assinatura digital”, conta.

 

O eleitor deve comparecer com um documento oficial com foto, o mais atual possível, e um comprovante de residência dos ultimas três meses. A recomendação é para que os eleitores façam o agendamento da revisão através do site do Tribunal Regional Eleitora (TRE) que é tre-sc.jus.br, na opção Eleitores/Agendamento de Atendimento. Ou ainda através do telefone 0800 647 3888.

 

Quem não realizar o procedimento no prazo para conclusão, estará sujeito a pena de cancelamento do documento.

 

 

Susana Lima – Jornal Diário do Alto Vale

Justen Celulares