Rui Car
28/03/2023 10h04

Alunos de Taió fazem visita de estudos à Laguna

Estudantes do 9º ano da EEF Adolpho Ewald estiveram em diversos pontos da cidade

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Taió

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Taió

Delta Ativa

No último dia 14 de março os alunos do 9º ano da Escola de Ensino Fundamental Adolpho Ewald, da localidade de Ribeirão Pinheiro, Taió, visitaram Laguna, juntamente com as professoras Ameri Cristina da Silva Westphal, Débora Voigt de Oliveira e Ana Paula Quisinski, acompanhados pelo guia turístico Antônio Carlos.

 

 

Na viagem, os alunos conheceram o Centro Histórico da cidade, que conta com cerca de 600 casas tombadas em três estilos diferentes: Luso-brasileiro, Eclético e Art Decor. Eles também visitaram o museu da casa de Anita, local onde Ana Maria de Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) se vestiu de noiva em seu primeiro casamento. Neste local, é contada toda sua história de vida e de como se tornou a Heroína dos Dois Mundos. Conheceram ainda a Igreja Santo Antônio dos Anjos, a Fonte do Carioca que foi construída pelos escravos, a praça onde há um grandioso monumento de Anita Garibaldi e o museu, que foi palco da proclamação da República Juliana em 1839. Também passaram pelo monumento do Tratado de Tordesilhas, pelo Mercado Público e pelo letreiro de Laguna. Por fim, foram até a Lagoa, onde os pescadores realizam a pesca com a ajuda dos botos. Neste local há também uma espécie de cemitério que contém o nome de todos os golfinhos que por ali passaram e que já morreram.

 

 

Em sala, após a viagem, os alunos desenvolveram um trabalho intitulado “Diário de Bordo”, contando as expriência sobre a viagem. Também elaboraram um desenho do que mais chamou a atenção durante o passeio. O trabalho foi exposto para que todos os demais alunos da escola pudessem apreciar e saber um pouco desta viagem.

 

 

A viagem foi uma oportunidade de conhecer um lugar novo e aprender coisas novas sobre este lugar que fica tão perto de nós. Também aprender na prática o que por vezes a professora falando em sala de aula não entra na cabeça…”, comentou a aluna Layla Mara Vuolo. Já a aluna Tuani Paola Hobus, relatou que “essa viagem foi uma experiência única, pois estávamos com nossos amigos, onde dividimos nossas alegrias. Foi muito legal, onde o guia Toninho nos mostrou as casas tombadas, os monumentos e a história de Anita Garibaldi e demais pontos turísticos”.

 

 

A professora Débora, idealizadora do projeto e da viagem de estudos, comenta que sempre achou interessante proporcionar aos alunos formas diferenciadas de ensinar, e a viagem de estudos é uma delas. “Ter esse conhecimento na prática é muito importante e faz toda a diferença na aprendizagem dos nossos estudantes, pois além de ter os conteúdos em sala, eles têm a oportunidade de conhecer e valorizar as riquezas e o Patrimônio Histórico Cultural do nosso estado. Apesar de cansativa, foi uma viagem divertida e muito educativa”, frisa.

 

VEJA MAIS FOTOS AQUI

 

Agradecemos o apoio da Secretaria de Educação e da direção da escola, sempre prontas para auxiliar e dar o apoio e suporte necessários.

 

Fonte: Caroline Bodemuller / Prefeitura de Taió
Justen Celulares