Rui Car
06/05/2019 15h10 - Atualizado em 06/05/2019 14h37

Alunos de Taió irão para Encontro Nacional de Matemática

Trabalho avaliou a instalação de placas solares na Escola Prefeita Erna Heidrich

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O Município de Taió estará representado por dois alunos e um professor da rede municipal de ensino no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) que será realizado entre os dias 14 e 17 de julho, em Cuiabá, Mato Grosso.

 

O trabalho realizado pelos alunos Breno Cauan Seiler e Leonardo Vinícius Busarrelo Adami, orientado pelos professores Ilse Kohls Carlini e Laércio Day, foi um dos cinco trabalhos selecionados em todo o estado para representar Santa Catarina no XIII ENEM.

 

Os estudantes desenvolveram um estudo matemático de instalação de placas de energia solar na Escola Municipal Prefeita Erna Heidrich, no qual avaliaram o consumo e o gasto com energia elétrica na unidade escolar no período de um ano. Depois de muitos cálculos os estudantes concluíram que seria necessária a instalação de 184 módulos solares para cobrir o consumo médio de energia na escola. Ainda de acordo com os cálculos dos alunos, o investimento de cerca de R$ 230 mil se pagaria em torno de cinco anos.

 

Na última semana, professores, alunos e pais se reuniram com o prefeito Almir Guski para confirmar a participação e acertar a logística dos alunos no Encontro. “Esses alunos desenvolveram um estudo muito interessante e precisamos incentivar trabalhos como esses. A instalação das placas se mostra viável e queremos tornar esse trabalho uma realidade”, declarou o prefeito.

 

A feira terá como palco a Arena Pantanal, com a apresentação de 70 trabalhos de estudos matemáticos, 40 deles serão do Estado sede do evento, os outros 30 foram selecionados a partir de feiras estaduais. “Esse é o reconhecimento da qualidade do trabalho de professores, com a dedicação e pesquisa de alunos na rede municipal, ficamos felizes em poder encaminhar para que o trabalho concorra em nível nacional”, comemorou o secretário municipal de Educação, João Tadeu Corrêa.

 

O trabalho já havia sido apresentado na Feira de Matemática Estatual no ano passado e também foi selecionado para a Feira Nacional de Matemática que será realizada em 2020.

Justen Celulares