Rui Car
18/05/2022 11h28 - Atualizado em 18/05/2022 16h20

Anac autoriza pousos e decolagens 24 horas no Aeroporto Regional Helmuth Baumgarten, em Lontras

Com a liberação, ficam autorizados pousos e decolagens em qualquer horário

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: INFRACEA

Foto: INFRACEA

Delta Ativa

A Agência Nacional de Aviação (ANAC) publicou no diário Oficial da União na terça-feira (17), portaria que homologa a operação 24 horas do Aeroporto Regional Helmuth Baungartem, em Lontras. Com a liberação, ficam autorizados pousos e decolagens em qualquer horário, possibilitando assim a expansão das atividades. A novidade possibilita maior facilidade para receber voos de táxi-aéreo, aeronaves particulares e os transportes de saúde, como pacientes e órgãos para transplante.

 

Este é o primeiro aeroporto do Vale do Itajaí que tem essa operação homologada. A liberação era aguardada há alguns meses após visita técnica realizada por técnicos da Anac no local, além de sobrevoarem a cidade verificando normas de segurança de aviação aérea.

 

Voos testes foram feitos pela Anac e Força Aérea para assegurar a segurança dos voos – Foto: Divulgação/Ascom Rio do Sul/ND

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

 

O prefeito de Rio do Sul, José Thomé, comemorou a homologação, lembrando que há outros investimentos programados para o local que será referência para o desenvolvimento do Alto Vale.

 

O Aeroporto é uma alternativa moderna e sustentável que futuramente vai incidir em empregos e novos negócios na região, beneficiando diretamente nossa população. Agora vamos colocar em pauta novos projetos, como mais investimentos, manutenção, operação e a concessão para uma empresa aérea que tenha experiência e possa explorar e ampliar o local ainda mais”, detalhou.

 

A Prefeitura de Rio do Sul investiu cerca de R$ 1,4 milhão nas obras de balizamento noturno, onde diversas melhorias foram feitas, como inclusão de luzes na cabeceira e fim de pista, farol de aeródromo, indicadores de pista, sinalização horizontal e posição de espera de pista de pouso e decolagem.

 

Além de possibilitar pousos e decolagens noturnos e transporte de pacientes ou de órgãos, além dos voos em qualquer hora do dia, a estrutura também está mais moderna, permitindo que pilotos possam fazer o acionamento das luzes de led através das próprias aeronaves.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

 

Fonte: Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares