Rui Car
06/06/2017 20h00 - Atualizado em 06/06/2017 16h08

Ao sair de casa por causa da enchente, não deixe os animais de estimação para trás!

Famílias que tiveram as casas atingidas pela água podem levar os bichinhos para os abrigos

Assistência Familiar Alto Vale
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto - Xico Stocker

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto - Xico Stocker

Delta Ativa

Durante o período de cheias, o principal objetivo é zelar pela segurança das pessoas, mas os animais também necessitam de proteção. Em Rio do Sul, a orientação para quem precisa sair de casa é que leve os bichinhos de estimação consigo. Se isso não for possível, é fundamental deixá-los soltos para que procurem abrigo por conta própria.

 

Com a cota de inundação do Rio Itajaí-Açu em 12 metros na cidade, mais de 800 pessoas já estão nos 21 abrigos mantidos pelo município. Todos esses locais contam com um espaço para os bichinhos de estimação, que estão sendo mantidos com o apoio da Associação Protetora dos Animais Desamparados (APAD).

 

Caso animais sejam vistos correndo perigo em meio às águas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199. A informação será repassada para a Polícia Militar Ambiental que está atuando no recolhimento dos bichos em situação de risco.

 

Quem puder fazer doações de ração, ou até mesmo casinhas e cobertores, pode entrar em contato com a APAD através do Facebook (https://www.facebook.com/apadrsl). Na página a instituição também está em busca de voluntários para resgatar animais abandoados e de pessoas dispostas a abrigarem os bichinhos de forma temporária.

Justen Celulares