Rui Car
05/11/2022 10h30

Aos poucos, coleta de lixo volta ao normal em Rio do Sul

Departamento de Meio Ambiente incentiva adesão à reciclagem para ter desconto de 15% na taxa do lixo

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

A coleta de lixo orgânico em Rio do Sul deverá ser normalizada aos poucos, após a liberação dos bloqueios nas rodovias até o município de Otacílio Costa, onde fica o aterro sanitário. Os caminhões já estão realizando o recolhimento na cidade, mas devido o acumulado de terça a quinta-feira, é possível que a demanda seja cumprida apenas na próxima semana.

 

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio do Sul reforça que os moradores devem deixar os sacos de lixo apenas nos dias em que a coleta passa pelo bairro. A lista do itinerário de coleta pode ser conferida no site www.riodosul.sc.gov.br.

 

E em tempos de interrupção de coleta de lixo convencional, evidencia-se a necessidade do morador estar atento quanto à coleta de lixo reciclável. Estes materiais, por exemplo, não tiveram interrupção em seu recolhimento nesta semana, já que a cooperativa de destino do material fica em Rio do Sul.

 

Além disso, o morador que faz a separação do lixo reciclável, tem direito a desconto de 15% na taxa do lixo cobrada anualmente no IPTU, mediante entrada de protocolo no site do município. Até o dia 31 de dezembro deste ano, quem realizar o cadastro, terá direito a redução do valor e ao mesmo tempo, vai colaborar com a redução do volume de resíduos que são encaminhados para aterro sanitário.

 

O protocolo de pedido de redução do valor pode ser acessado no site do município e no campo de busca, basta digitar – “Solicitação Coleta Seletiva”

 

Atualmente, Rio do Sul tem recolhido, em média, 1,3 mil toneladas de lixo comum por mês. E em média, apenas 50 toneladas são de material recolhido para reciclagem, através da cooperativa credenciada pela prefeitura.

 

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares