Rui Car
10/12/2021 15h27

Apenas 13% dos jovens aptos têm título de eleitor em Santa Catarina

Dos 170 mil jovens com 16 e 17 anos, apenas 23 mil têm o documento

Assistência Familiar Alto Vale
Emissão do titulo pode ser feita até maio do ano que vem (Foto: Marcelo Casall Jr / Agência Brasil)

Emissão do titulo pode ser feita até maio do ano que vem (Foto: Marcelo Casall Jr / Agência Brasil)

Delta Ativa

Dos 170 mil jovens de 16 e 17 anos aptos a emitir o título de eleitor em Santa Catarina, apenas 13% já fizeram o documento. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que desde setembro faz campanha para incentivar novos cadastros. De lá pra cá, 7 mil jovens emitiram a documentação.

A Constituição Federal define que o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18. Ao todo, 23.275 jovens têm título de eleitor em Santa Catarina.

 

Dados do TRE-SC mostram que, entre 2016 e 2020, o percentual de jovens com título de eleitor diminuiu 16% no Estado.

 

No pleito de 2020, 22,4 mil eleitores dessa faixa etária tinham título de eleitor. O número é 38% menor do que o total de 36,3 mil votantes com 16 e 17 anos que o estado teve em 2018.

 

Diante deste cenário, o Tribunal Regional aderiu em setembro à campanha nacional de #BoraVotar. do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

O objetivo é incentivar esse público a participar do processo democrático brasileiro há um ano das eleições gerais. Em 2022, a população irá às urnas para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

 

O cadastro de novos eleitores pode ser feito até maio do ano que vem.

 

Incentivo ao título tem distribuição de celulares

 

Lançada em setembro, a campanha #BoraVotar promoveu na quarta-feira (08) uma ação para os jovens menores de 18 anos com Cadastro Eleitoral. Eles puderam concorrer a 50 smartphones. Os aparelhos serão entregues a representantes dos jovens em cartórios eleitorais.

 

Outros 100 smartphones também serão destinados ao público no ano que vem. Os eventos estão marcados para fevereiro e março.

 

Além da ação, houve mobilização em escolas e eventos em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages, Chapecó e São Miguel do Oeste. Durante os quase quatro meses de campanha, 7.392 adolescentes fizeram o título de eleitor em Santa Catarina. Até então, 15.883 jovens tinham registro.

Fonte: Catarina Duarte / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares