Rui Car
15/01/2019 15h35 - Atualizado em 15/01/2019 15h03

Apesar da intensidade da chuva, Defesa Civil de Rio do Sul não registrou acionamento

Intensidade chegou a registrar 54,6 mm/h

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A intensidade da chuva da noite do dia 14 de janeiro em Rio do Sul é algo típico desta época e apesar do volume, a Defesa Civil rio-sulense não foi acionada. O diretor da instituição, Moacir Cordeiro, explica que em alguns pontos pode ter ocorrido maior volume de água. “O momento da chuva mais intensa apresentou o nível máximo às 22h10, com pico potencial de 54,6 mm/h que durou de cinco a 10 minutos nesta mesma intensidade. É justamente nesta situação que pode acontecer enxurrada, devido à alta concentração em curtíssimo espaço de tempo; visto que a drenagem do solo não consegue suportar”.

 

Hoje estamos na metade do mês de janeiro e já choveu a mesma proporção que a registrada nos 31 dias de dezembro. “Em janeiro tivemos 11 dias de chuva e total de 131,20 mm. “As pessoas têm que ficar atentas porque são chuvas típicas de verão e a tendência é de que este panorama permaneça. A previsão apontava que o volume, para as últimas 24 horas, ficaria concentrado em 20 e 50 mm de maneira genérica no estado, principalmente no Alto Vale do Itajaí”, detalha Cordeiro.

 

SMS

A chuva de verão tem risco de temporal e é de difícil detecção porque se forma rapidamente. O que exige dos técnicos de monitoramento da Defesa Civil atenção redobrada por causa da rápida formação. “Ainda hoje existe a possibilidade de nova precipitação”, recomenda Cordeiro. A orientação do servidor é de que para receber os alertas da Defesa Civil a população envie mensagem de celular (somente SMS e não whatsapp) para o número 40199. No corpo da mensagem escreva o CEP da rua em que reside. O sistema emite mensagem em curto espaço de tempo com informação sobre o evento climático. Desse modo é possível se prevenir quanto a situações de temporal, vendaval ou granizo.

Justen Celulares