Rui Car
08/10/2021 14h58 - Atualizado em 09/10/2021 10h49

Após 10 meses, ocupação de leitos de UTI /Covid é zerada no Hospital Regional Alto Vale

Feito não acontecia desde novembro do ano passado

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Os 15 leitos da UTI/COVID do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, estão completamente desocupados depois de 10 meses. A última paciente recebeu alta na quinta-feira (07), mas permanece internada na ala de enfermaria em recuperação até receber alta médica.

 

A unidade foi implantada em agosto de 2020. Até então os pacientes ficavam nos dois leitos reservados pela Secretaria de Estado de Saúde, ou eram transferidos para o Hospital Oase, de Timbó, referência regional no tratamento. Inicialmente foram implantados 10 mas com a alta demanda de casos, em março deste ano a parceria do Regional com o Hospital Samária, prefeitura e Fehoesc (Federação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina) possibilitou a criação de outros cinco leitos.

 

Após 10 meses, ocupação de leitos de UTI por Covid é zerada no Hospital Regional de Rio do Sul

 

O diretor-técnico do hospital, médico Marcelo Vier Gambetta, conta que, em um primeiro momento, foram desativados cinco, mas continuaram disponíveis caso houvesse necessidade. “Agora zeramos o número de internados, com a alta de uma feminina, mas toda a equipe continua mobilizada caso seja necessária para atender os 10 leitos”. Ele adiantou que depois de gestão junto as secretarias Municipal e do Estado, o Ministério da Saúde desabilitou cinco leitos da UTI. “Desta forma a partir de segunda-feira poderemos colocar em funcionamento mais oito leitos da clínica médica, totalizando 30 no setor”. “Além dos 10 de UTI/Covid ficarão reservados os quatro leitos de enfermaria”.

 

 

Gambetta frisou que não existe prazo para a desabilitação dos 10 leitos, até mesmo porque a pandemia provocada pelo novo Coronavírus continua. “Enquanto o Ministério da Saúde entender que é necessária, a estrutura permanece montada”. O diretor-técnico adiantou que num segundo momento a proposta é reformar a UTI cardíaca, com os pacientes sendo transferidos. Depois será a reservada para a geral. “Mesmo com a reforma destas duas alas não teremos condições de ampliá-las por falta de espaço físico”.

 

Com a redução do número de casos, o boletim informativo diário divulgado nas redes sociais, passará a ser feito apenas às segundas-feiras. Nesta sexta-feira dois pacientes confirmados com a Covid-19 permaneciam internados, além de um caso suspeito. “A população precisa continuar usando máscara, respeitando o isolamento, além da utilização de álcool em gel”. Gambetta observou ainda a importância da imunização das duas doses da vacina e de reforço.


Fonte: SCC 10

Fotos: Arquivo / Orlando Pereira / HRAV

Justen Celulares