Rui Car
10/12/2021 11h33

Após ataque hacker, SUS não consegue emitir certificados de vacinação contra Covid-19

Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que os sistemas foram "temporariamente" comprometidos

Assistência Familiar Alto Vale
Site do Ministério da Saúde foi invadido por hackers nesta sexta (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Site do Ministério da Saúde foi invadido por hackers nesta sexta (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Delta Ativa

Desde a madrugada desta sexta-feira (10), a plataforma ConecteSUS, que fornece aos brasileiros o certificado de vacinação contra a Covid-19, está fora do ar após ser alvo de um ataque de hackers.

 

Com o site e aplicativo indisponíveis, não há como o SUS (Sistema Único de Saúde) realizar a emissão do certificado. Além disso, os criminosos apagaram os dados de vacinação das pessoas cadastradas no ConecteSUS. As informações são do site Poder 360.

 

Através de nota à imprensa, o Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (10) que os sistemas foram “temporariamente” comprometidos e que no momento o certificado de vacinação “estão indisponíveis”.

 

Instabilidades no Conecte SUS

 

A prefeitura de Florianópolis esclareceu nesta sexta por meio da Secretaria de Saúde, que o sistema ConecteSUS apresenta instabilidades. Dessa maneira, a administração municipal não consegue fazer qualquer correção em doses que não constem no sistema.

 

Para a comprovação da vacinação em eventos, a população pode utilizar o comprovante de papel, dado na hora da vacinação. Caso o cidadão tenha perdido, deve entrar em contato com o seu Centro de Saúde de Referência. Até o momento, a vacinação segue acontecendo na Capital.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares