Rui Car
24/12/2020 16h17

Após enxurrada, 3,5 mil pessoas já pediram auxílio na prefeitura de Presidente Getúlio

Número corresponde a cerca de 20% dos habitantes da cidade; uma semana depois da enxurrada, 1,7 mil pessoas ainda estão desalojadas

Assistência Familiar Alto Vale
Moradores de outras cidades foram ajudar na limpeza das ruas de Presidente Getúlio (Foto: Talita Medeiros/ND)

Moradores de outras cidades foram ajudar na limpeza das ruas de Presidente Getúlio (Foto: Talita Medeiros/ND)

Delta Ativa

Uma semana depois da forte enxurrada que atingiu a cidade, Presidente Getúlio segue na reorganização do município e no atendimento aos cidadãos mais atingidos.

 

De acordo com informações da prefeitura, cerca de 3,5 mil pessoas já se cadastraram para receber algum tipo de auxílio do poder público local, seja em forma de alimentos, materiais de limpeza, utensílios e outras necessidades.

 

O número chama a atenção porque corresponde a aproximadamente 20% da população do município, que segundo a estimativa do IBGE em 2020 é de 17.726 habitantes.

 

Segundo a Defesa Civil municipal, 80 casas foram destruídas e 40 foram danificadas. Até esta quinta-feira (24), ainda há 1.798 pessoas desalojadas, que estão abrigadas em casas de parentes ou amigos.

 

Recursos para recuperação

 

Além dos R$ 14,2 milhões que serão repassados pelo Governo Federal, Presidente Getúlio também vai receber mais R$ 3 milhões de verba estadual para aplicar na recuperação da cidade.

 

Presidente Getúlio foi a cidade mais atingida pelas fortes chuvas da noite de 16 de dezembro e madrugada de 17 de dezembro. Na cidade, 18 pessoas morreram levadas pelas águas ou soterradas pelos deslizamentos.

 

A enxurrada também fez duas vítimas em Rio do Sul e uma em Ibirama, outras duas cidades fortemente atingidas pelas chuvas da última semana.


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares