Rui Car
08/10/2020 14h39

Após estragos provocados pela chuva de granizo, Aurora considera decreto de emergência

Das 17 comunidades rurais do município, 12 registraram estragos causados na tarde desta quarta-feira (07)

Assistência Familiar Alto Vale
Chuva de granizo é registrada em Santa Catarina (Foto: Divulgação/ND)

Chuva de granizo é registrada em Santa Catarina (Foto: Divulgação/ND)

Delta Ativa

As fortes chuvas e o granizo que atingiram o Alto Vale do Itajaí na tarde desta quarta-feira (07) deixaram um rastro de destruição. A cidade de Aurora foi uma das mais atingidas, já que das 17 comunidades rurais do município, 12 registraram algum tipo de dano. Com isso, a administração municipal avalia a possibilidade de decretar situação de emergência.

 

Chuva de granizo é registrada em Aurora (Foto: Divulgação/ND)

Chuva de granizo é registrada em Aurora (Foto: Divulgação/ND)

 

A prefeitura ainda trabalha no levantamento dos prejuízos, mas dados prévios obtidos pela Secretaria de Agricultura por imagens de satélites já demonstraram que as perdas foram significativas.

 

Segundo o engenheiro agrônomo Joabe Pitz, há danos em cerca de 600 hectares de cebola, 220 hectares de tabaco e 150 hectares de milho. Além disso, há relatos de estragos em galpões, estruturas de armazenagem e residências de agricultores. Os principais problemas são a quebra de telhas ou destelhamento total das edificações.

 

“Esses dados são prévios, o secretário (Almir Serafim) está em campo fazendo o levantamento, então esses números não significam que foi tudo perdido. Em algumas áreas tem 100% de perda, em outras tem 20%, então só vamos ter os dados completos depois de terminar o levantamento”, esclarece.

 

Segundo Pitz, a região central da cidade também foi atingida. Neste caso, o levantamento está sendo feito pela Defesa Civil, mas os estragos são semelhantes aos da área rural, com vários registros de quebras de telhas e danos em veículos, principalmente a quebra de para-brisas de carros.

 

Como a previsão do tempo ainda indica nova possibilidade de chuvas para a região nesta quinta-feira (8), o engenheiro solicita que os moradores de Aurora que precisem de lonas para fazer a cobertura das residências entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone (47) 3524-0144 para informar a necessidade do material. Os moradores também precisam ir até a sede da Defesa Civil para retirar a lona, já que a cidade não tem condições de levar o material até todos os moradores que necessitam.

 

Decreto de emergência

 

Segundo Pitz, a prefeitura esta avaliando a possibilidade de decretar situação de emergência na cidade, já que antes das chuvas desta quarta (07) o município ainda estava se recuperando de outro evento ocorrida na sexta-feira (02), também com chuvas e ventos fortes e que causou destelhamentos e quedas de estruturas na zona rural.

 

Porém, como a cidade ainda tem decretos anteriores que estão valendo – cada decreto tem validade de seis meses – a administração está aguardando a análise jurídica da situação, além de manter contato com a Defesa Civil estadual para viabilizar o atendimento à cidade e aos moradores atingidos.

 

FONTE: ND+

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares