Rui Car
27/04/2017 08h03

Após temporais em SC, Epagri/Ciram alerta para mar agitado nesta quinta (27)

Também há risco de alagamentos nesta quinta

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

A Epagri/Ciram faz alertas para o tempo desta quinta-feira (27). O mar deve estar agitado no Sul do estado e há riscos de alagamentos no litoral catarinense. Segundo a Central RBS de Meteorologia, o deslocamento rápido de uma frente fria provocou os temporais da madrugada desta quarta (26). A saída dessa frente fria permitiu a entrada de uma forte massa de ar frio, o que vai causar queda nas temperaturas.

 

Mar agitado

Em relação ao mar agitado, ele deve ocorrer por causa do vento de Sudoeste e Sul persistente, com rajadas de 60 km/h a 70 km/h no litoral Sul. De acordo com a Epagri/Ciram, a frente fria agora passa pelo oceano. É desaconselhável o tráfego de pequenas e médias embarcações. Os picos de onda devem variar de 2 a 2,5 metros, e podem chegar até 3,5 metros. Isso deve ocorrer especialmente em áreas afastadas da costa e abaixo da Ilha de Santa Catarina.

 

Risco de alagamentos

A maré alta pode provocar alagamentos nas partes mais baixas do litoral catarinense, conforme a Epagri/Ciram. Os horários de pico da maré são às 2h e 14h em Imbituba, no Sul do estado, às 2h44 e 15h10 em Itajaí, às 2h45 e 15h36 em Florianópolis e às 4h15 e 17h09 em São Francisco do Sul, no Norte do estado. Em caso de alagamento, a Defesa Civil recomenda evitar contato com a água e não dirigir nos locais alagados. Além disso, evitar andar em pontes já submersas e cuidar de crianças próximas e rios e ribeirões.

 

Frio

Entre as 21h desta quarta e às 7h de sábado (29), há previsão de grande queda de temperatura nas áreas altas de todas as regiões catarinenses. O fenômeno da geada deve estar mais presente na Serra e no Oeste. As temperaturas devem ficar mais baixas ao amanhecer e à noite.

 

Entardecer laranja

O fim da tarde desta quarta foi alaranjado em muitas cidades catarinenses. O meteorologista Leandro Puchalski explicou melhor o que ocorreu: “o céu é azul devido ao fenômeno óptico chamado dispersão e a luz do sol é branca. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris. No entanto, à medida que o sol vai se pondo ou nascendo, seus raios luminosos têm que atravessar um pedaço maior da atmosfera, colidindo com mais obstáculos que vão desde os gases que compõem a atmosfera, até mesmo poeira da superfície e poluição provocada pelas cidades. No nascer ou pôr do sol, até as ondas longas, laranja e vermelho, acabam trombando e se desviando dos obstáculos, fazendo com que chegue até os nossos olhos o tom avermelhado. Alguns dias, como hoje [quarta], isso é mais visível pela composição da atmosfera naquele dia”.

Justen Celulares