Rui Car
04/07/2018 15h10 - Atualizado em 04/07/2018 14h57

Após a teoria na sala de aula, estudantes conhecem na prática a história dos colonizadores de Trombudo Central

Projeto de Turismo Pedagógico contempla as turmas do quarto ano do ensino fundamental

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

A grade curricular das turmas do quarto ano do ensino fundamental, nas escolas da rede municipal de ensino de Trombudo Central, reserva atividades voltada à história do município. Na sala de aula, professores e estudantes trabalham a teoria. “Inicialmente, são discutidos assuntos relacionados à chegada dos colonizadores, à origem do nome da cidade, à galeria de ex-prefeitos e ex-vereadores, Poderes Executivo e Legislativo atuais e dados econômicos da cidade”, explica a coordenadora pedagógica, Regiane Maria Senes Franz.

 

Em junho, o trabalho ganhou reforço com a implantação do projeto de Turismo Pedagógico intitulado Krüger Haus. “No dia 15, começamos a receber em nossa propriedade, localizada à margem da SC-281, os alunos das quatro unidades de ensino da rede municipal. Aqui, eles têm acesso a informações de maneira lúdica e diferenciada, voltadas à história da comunidade trombudense”, destaca uma das idealizadoras do projeto, Mariany Uhlendorf.  

 

Entre as atividades programadas estão:

* Roda de conversa sobre o desenvolvimento de Trombudo Central.

* Exposição de móveis e utensílios, que retratam fielmente o dia a dia do imigrante alemão.

* Gastronomia, música típica e dança de integração.

* Brincadeiras, com o objetivo de desenvolver o espirito de cooperação, integração e despertar memórias afetivas.

* Passeio de trator, com contemplação da natureza;

 

Outro destaque é a casa que dá nome ao projeto. “Cheia de singeleza, a Krüger Haus é uma casa que possui arquitetura de influência alemã, caracterizada pela técnica enxaimel. A estrutura é feita com peças de madeira em canela encaixadas e com preenchimento de tijolos. O primeiro proprietário foi o senhor Hermann Krüger, que chegou a estas terras em 1923, enfrentando todo tipo de dificuldade, mas querendo fazer da localidade um lugar bom para se viver”, ressalta Mariany.

 

A preservação do Meio Ambiente também é trabalhada, quando os visitantes são convidados a fazer um passeio na trilha em meio à Mata Atlântica. “O projeto Krüger Haus enriqueceu muito o trabalho praticado em nossas escolas, nas disciplinas de História, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa. Após a visita a campo, a atividade ganha continuidade na sala de aula, com debates e relatos através de textos produzidos pelos alunos”, observa a secretária de Educação, Cátia Marangoni Geremias.

Justen Celulares