Rui Car
13/06/2017 22h00 - Atualizado em 13/06/2017 17h38

Assistência Social de Taió já realizou cerca de 300 atendimentos do Cadastro Único em 2017

Ao total são 1035 famílias cadastradas no Cadastro Único

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O Cadastro Único para Programas Sociais é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. A inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais.

 

No Município de Taió, são oferecidos os seguintes programas: Programa Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Carteira do Idoso; Aposentadoria para Pessoas de baixa renda; Programa Minha Casa Minha Vida; Habitação Rural; Programa Nacional de Reforma Agrária; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; BPC/LOAS.

 

Os atendimentos do Cadastro Único são realizados por duas servidoras, uma estagiária e uma servidora efetiva que é a Gestora do Programa. Nos primeiros meses de 2017 foram realizados 292 atendimentos, que sempre ocorrem todos os dias no período da manhã na Secretaria de Assistência Social.

 

Ao total são 1035 famílias cadastradas no Cadastro Único, e essas famílias devem atualizar o cadastro pelo menos uma vez a cada 02 anos, ou toda vez que houver mudança dos dados informados no cadastro anterior.

 

O Programa Bolsa Família é o principal programa que utiliza os dados do Cadastro Único para realizar a concessão de benefícios. No mês de maio, 276 famílias foram beneficiadas com o Programa Bolsa Família no município de Taió. Houve uma redução de 73 famílias, em relação ao mês de maio de 2016. Essa redução é reflexo do empenho da Gestão Municipal, com parceria do Governo Estadual e Federal, onde, buscamos retratar a real situação das famílias, identificando suas vulnerabilidades e oferecendo apoio qualificado para que possam superar essas dificuldades. Ou seja, é o benefício nas mãos das famílias que realmente são perfil para recebê-lo.

Justen Celulares