Rui Car
07/05/2018 11h11 - Atualizado em 07/05/2018 10h42

Audiência Pública discutiu Plano Municipal de Turismo, em Rio do Campo

Em cada meta, foi descrita a atual situação e o que pode ser feito para melhorar

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Uma Audiência Pública realizada na sexta-feira (04), discutiu o futuro do setor turístico de Rio do Campo. Um plano elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo foi apresentado com 20 metas. A audiência ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

 

Estiveram presentes o Prefeito Rodrigo Preis, Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Carlos Contezini, vereadora Gi, Chefe do Departamento de Cultura, Julho César Barcelos, entre outras lideranças, servidores públicos e comunidade em geral.

 

O encontro foi coordenado pela professora responsável pelas Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, Andréa Giovana Leite Andreani, que enfatizou a importância da construção do Plano “Nosso grande desafio era o de escrever o Plano de Turismo que remetesse a uma visão de longo prazo. O documento aponta ações que serão realizadas até 2027 e seus eixos de atuação foram construídos em forma conjunta tendo representatividade da comunidade com vínculo ou interesse turístico”, afirma.

 

Andreani afirma acreditar no potencial turístico de Rio do Campo “Tenho a certeza que este documento oportunizará as ações privadas unidas ao poder público, de forma organizada, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo em Rio do Campo”, diz.

 

O prefeito Rodrigo Preis mencionou que importantes avanços no Turismo já aconteceram na atualidade, como por exemplo, o resgate da Festa das Origens. Apesar disso, ele afirma que ainda há muito para ser feito “Com a elaboração do Plano, teremos condições de reivindicar recursos para investir no município”.

 

Preis comenta ainda que a base do município é agrícola, mas as portas do município estão abertas para o turismo “Rio do Campo é um município de base agrícola e tem como fatores de produção econômica a agricultura, pecuária, indústria, comércio entre outros. Porém hoje, tem aberto suas portas para um novo setor, o Turismo, que tem no município o cenário de produção e de consumo”, comenta.

 

O Presidente da Câmara citou que o poder legislativo de Rio do Campo é parceiro na elaboração do Plano e que dará apoio ao projeto quando ele chegar à Câmara.

 

Durante a audiência, foram apresentadas e discutidas as metas do Plano. “Há grande potencial turístico no município de Rio do Campo, devido aos seus atrativos naturais e culturais, no entanto para que a atividade ocorra de maneira organizada e planejada, faz-se necessário o desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo”, consta.

 

Em cada meta, foi descrita a atual situação e o que pode ser feito para melhorar. As metas visam fortalecer eventos culturais, pontos turísticos e ampliar as políticas públicas como um todo no setor de turismo do município.

Justen Celulares