Rui Car
03/06/2023 11h15

Aurora recebeu Seminário Nacional da Cebola

Santa Catarina é o maior produtor da hortaliça no país

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Santa Catarina recebeu entre 31 de maio e 2 de junho, o XXXIII Seminário Nacional da Cebola e o XXIV Seminário da Cebola do Mercosul. Os eventos aconteceram paralelamente no Salão Paroquial da comunidade Santa Tereza, em Aurora, e tiveram como foco das palestras o manejo biológico de pragas e doenças da hortaliça.

 

A Epagri foi uma das organizadoras dos seminários, cuja programação compreendeu dois dias de palestras e um dia de visitas técnicas. Cerca de mil pessoas, entre produtores, técnicos e lideranças do Brasil e de países do Mercosul, passaram pelas palestras.

 

Santa Catarina tem um sistema de produção de cebolas que é diferente do que se pratica em todo o mundo”, explica Almir Kröger, gerente regional da Epagri em Rio do Sul. As peculiaridades começam pelo plantio, que é feito por mudas e não por sementes, e pela preocupação com conservação do solo. A alta precipitação na região produtora é mais um entre os diferenciais do Estado na cebolicultura.

 

Tudo isso foi apresentado e debatido nas palestras, e também nas visitas técnicas. Os participantes também visitaram propriedades na região para conhecer o sistema produtivo de cebola aplicado em Santa Catarina. Eles ainda conheceram um sistema de armazenagem com ar forçado, tecnologia nova que começa a ser implantada no Estado.

 

SC produziu 551.540 toneladas de cebola na safra 2022/23 (Foto: Aires Mariga / Epagri)

SC produziu 551.540 toneladas de cebola na safra 2022/23 (Foto: Aires Mariga / Epagri)

 

Santa Catarina é o maior produtor do país

 

Santa Catarina é o maior produtor de cebolas do país. Parte desse resultado se deve ao desenvolvimento de tecnologias pelos pesquisadores da Epagri, que posteriormente são difundidas pelos extensionistas da Empresa e adotadas pelos produtores. A Estação Experimental da Epagri em Ituporanga é uma referência no país em pesquisas com a hortaliça.

 

O Estado catarinense produziu 551.540 toneladas de cebola na safra 2022/23, a maior dos últimos seis anos. Com os bons preços recebidos em comparação com o último ciclo agrícola, a expectativa é que o valor total da produção supere R$ 1 bilhão, o que é um recorde para o Estado. São cerca de 6 mil famílias catarinenses cultivando cebola em 18 mil hectares.

 

A Região do Alto Vale do Itajaí é a principal produtora de Santa Catarina, com área plantada de 14.000 hectares – equivalente a mais de 80% da área estadual – envolvendo aproximadamente 5 mil famílias. O município de Ituporanga é o maior produtor do Estado, com pouco mais de 4 mil hectares plantados e 700 famílias envolvidas, seguido por Alfredo Wagner, que tem mais de 3 mil hectares e cerca de mil famílias produtoras.

 

O município de Aurora, anfitrião do Seminário, é o quarto maior produtor de cebolas de Santa Catarina, com área cultivada próximo a 1,5 mil hectares e pouco mais de 300 famílias envolvidas. A qualidade do produto ofertado é destaque em Aurora. “A cultura é geradora de muitos empregos indiretos, seja no campo ou na cidade, movimentando a economia do município”, ressalta Almir.

 

Os Seminários foram organizados pela Epagri, Prefeitura de Aurora, Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace), Associação dos Produtores de Cebola de Santa Catarina (Aprocesc) e Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Ituporanga (Aeari).

 

O evento é anual e acontece em regiões produtoras de cebola do país. Os municípios de Alfredo Wagner e Ituporanga já receberam outras edições dos Seminários.

 

Fonte: Agro, Saúde e Cooperação / ND+
Justen Celulares