Rui Car
18/01/2017 16h45 - Atualizado em 18/01/2017 15h29

Autoridades buscam combater a criminalidade em Pouso Redondo

O encontro terminou com total comprometimento de todos

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Reuniram-se, no gabinete da prefeitura, Oscar Gutz, prefeito de Pouso Redondo, Ruy Marcos Fritsche, vice-prefeito, Tte. Coronel Renato Abreu, do 13º batalhão de Rio do Sul, Tte. Córdova, Comandante da 3ª Cia de Taió/Pouso Redondo, Álvaro Rocha de Carvalho, Delegado de polícia da cidade, Aderlan Ângelo Camargo, delegado da Comarca de Trombudo Central, Jardel Fronza, secretário executivo da ADR/Taió, Lauri Garcia, presidente da câmara de vereadores e demais autoridades, para discussão de medidas de segurança para a cidade.

 

O prefeito iniciou a reunião dizendo estar preocupado com a situação, já que nas últimas duas semanas mais de 10 ocorrências aconteceram na cidade. “O efetivo policial está muito abaixo do recomendado em nossa cidade. Temos somente 9 policiais militares e 3 policiais civis. Alguns estão de férias e a escala não permite que muitos policiais possam estar operando conjuntamente. A segurança pública é um assunto de extrema importância e é prioridade para nós”, disse o prefeito.

 

O Tte. Coronel Renato Abreu falou sobre a difícil tarefa da Polícia Militar na região do Alto Vale, do “retrabalho” em efetuar as prisões necessárias e a complacência do poder judiciário em libertar o elemento transgressor. “Precisamos de um maior respaldo da justiça para a efetivação do trabalho da polícia. Nós prendemos, mas facilmente o elemento é solto pela justiça. Prevenção ainda é o melhor ‘remédio’. É preciso criar ações de prevenção, como a ‘Rede de Vizinhos’ com grupos de WhatsApp e comunicação entre os vizinhos de sua rua para a fiscalização e atenção para quaisquer atividades suspeitas. Seria um bom programa a ser implantado em Pouso Redondo. Queremos também retomar o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas – em alguns municípios da região, como Pouso Redondo, uma ação muito eficaz da polícia de caráter educacional”, segundo o Tte. Coronel.

 

Abreu também disse estar ciente das reais necessidades do município e tomará medidas urgentes para o aumento do contingente operacional de Pouso Redondo.

 

O prefeito informou, ainda, sobre a implantação do projeto Bem-te-vi, um programa que tem por objetivo a utilização de um sistema de videomonitoramento da cidade, dando acesso às imagens à Polícia Civil e Militar, transformando o sistema numa importante ferramenta de investigação criminal e ação efetiva contra a marginalidade. Através de uma senha, os policiais civis poderão checar as imagens em tempo real ou fazer consultas nos arquivos de dias anteriores. Segundo o Secretário da Agência de Desenvolvimento Regional de Taió, Jardel Fronza, nos próximos meses todas as câmeras estarão instaladas e o sistema em total funcionamento.

 

O encontro terminou com total comprometimento de todos os presentes para que sejam efetivadas as ações necessárias na melhoria da segurança em nosso município.

Justen Celulares