Rui Car
18/10/2022 15h33

Barragem de Ituporanga funciona mesmo sem conserto de vazamento

Uma das cinco comportas não pôde ser fechada, mas a avaliação da Defesa Civil é de que não há risco à segurança das operações

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Ana Cristina Machado / NSC TV

Foto: Ana Cristina Machado / NSC TV

Delta Ativa

A Barragem Sul, em Ituporanga, funcionou durante as chuvas dos últimos dias mesmo sem o conserto de um vazamento identificado há mais de um ano. Uma das cinco comportas não pôde ser fechada, mas a avaliação da Defesa Civil é de que não há risco à segurança das operações. Ainda não há edital de licitação para a obra.

 

Em julho de 2021, a empresa responsável pelo monitoramento da barragem identificou o problema no duto de uma das comportas. Foi executado um reparo pontual, mas em fevereiro deste ano o vazamento reapareceu, agora em duas comportas. À época, a Defesa Civil informou que, por segurança, não seria mais possível fechá-las.

 

Em agosto deste ano, foi feita uma inspeção interna na barragem de Ituporanga, inclusive em locais até então inacessíveis. Concluiu-se que a operação era, sim, possível. O conserto agora depende de licitação, que está sendo elaborada, e também de tempo firme. Somente com o reservatório vazio será possível executar o serviço.

 

De acordo com César Nunes, diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil do Estado, a concorrência será lançada ainda neste ano.

 

“Com o volume de água que nós tivemos agora, se as barragens não tivessem sido fechadas, certamente seria muito pior à jusante. As operações precisam ser aprimoradas, claro, mas elas funcionaram perfeitamente“, avaliou.

 

Também em agosto foram instaladas grades novas na entrada dos dutos das comportas em Ituporanga, o que evita a entrada de troncos de árvores e outros detritos que podem causar danos à estrutura. O trabalho de dragagem do reservatório segue em andamento e deve ser concluído até janeiro.

 

Fonte: Evandro de Assis / NSC Total
Justen Celulares