Rui Car
06/06/2017 10h45 - Atualizado em 06/06/2017 09h56

“Barragens cumpriram um papel importante”, diz Colombo

Governador de Santa Catarina se reuniu com técnicos nesta manhã

Assistência Familiar Alto Vale
Jornal de Santa Catarina

Jornal de Santa Catarina

Delta Ativa

O governador Raimundo Colombo se reuniu com técnicos da Defesa Civil em Blumenau, no Vale do Itajaí, para avaliar a situação das cheias em Santa Catarina nesta manhã. Conforme balanço de hoje, seis rios que são monitorados pelo governo estadual ainda correm o risco de transbordar e inundar as cidades do Norte e Serra. Após o encontro, que contou com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, Colombo seguiu viagem para Rio do Sul. 

 

Nas áreas mais preocupantes, a Defesa Civil faz a medição do nível dos rios nas cidades de Taió, Rio do Oeste, Rio do Sul, Brusque, Otacílio Costa e em Blumenau. De acordo com Colombo, nestas regiões as barragens ajudaram a minimizar os impactos causados pelas chuvas dos últimos dias. 

 

— As barragens cumpriram um papel importante por terem uma grande capacidade de contenção. Infelizmente, o volume de chuva é muito alto e por isso a barragem de Ituporanga verteu, por exemplo. Mas estamos cumprindo bem o papel de reter a água — contou o governador.

 

Em Lages, o nível do Rio Carah baixou durante a madrugada. O mesmo aconteceu nos Rios Uruguai, do Peixe, Tijucas e em alguns municípios por onde o Rio Itajaí passa.

 

De acordo com o último relatório divulgado pela Secretaria de Defesa Civil às 17h20min desta segunda-feira, 10.127 pessoas foram afetadas em 88 municípios catarinenses, sendo 1.160 desalojadas, que estão na casa de parentes e amigos, e 1.178 desabrigadas, que estão em abrigos fornecidos pelas cidades. Pelo menos 130 escolas da rede estadual já anunciaram que estarão fechadas nesta terça-feira, o que irá impactar 63 mil alunos, conforme a Secretaria de Educação. 

Justen Celulares