Rui Car
17/10/2022 14h15

Barragens de Taió e Ituporanga impedem atividade de navios no porto de Itajaí; entenda

Manobras estão suspensas em Itajaí e Navegantes desde a manhã desta segunda-feira (17), por tempo indeterminado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Portonave / Divulgação

Foto: Portonave / Divulgação

Delta Ativa

Aproximadamente oito navios aguardam a liberação para carregarem e descarregarem nos portos de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. As manobras foram suspensas no início da manhã desta segunda-feira (17), por tempo indeterminado até o controle das barragens de Ituporanga e Taió.

 

Em Ituporanga três comportas foram abertas, mas o volume das águas só afetam a praticagem dos navios, por conta da velocidade com a qual chegam ao Litoral Norte, sem representar perigos à cidade ou população em Itajaí e Navegantes.

 

A maré deve chegar ao pico previsto de 0,93cm às 13h, a praticagem das embarcações está parada desde a manhã desta segunda-feira e sem previsão de manobras ainda hoje por conta da abertura parcial da barragem de Taió e Ituporanga.

 

Chuva em Itajaí

 

Até às 12h deste domingo (16), Itajaí registrou o acumulado de 60mm, a chuva causou algumas ocorrências como ruas alegadas, mais precisamente bairros Espinheiros, Portal I e II , Itaipava, São João, Ressacada entre outras que não passaram pela Defesa Civil.

 

No Portal I o problema foi uma vala extravasando a calha. na rua João Maestri a água represada após aterro de empreendimento imobiliário e bocas de lobo com obstrução. Na rua Antenor Antônio Vieira, no bairro Itaipava, água represada também por conta de aterro de empresa.

 

Na rua rio Araguaia, houve água represada por horas e o motivo também foi bocas de lobo obstruídas. A maioria dos Atendimentos da Defesa Civil deste domingo foram acúmulos de água nas vias por conta de obstruções nas bocas de lobo.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares