Rui Car
26/07/2018 17h55 - Atualizado em 27/07/2018 00h01

Amin quer ser cabeça de chapa com Merísio de vice

Os dois discutem candidaturas em longa e sigilosa reunião

Assistência Familiar Alto Vale
Moacir Pereira/NSC

Moacir Pereira/NSC

Delta Ativa

Os deputados Esperidião Amin, do PP, e Gelson Merisio, do PSD, estão reunidos há várias horas em Florianópolis, tratando da formação da chapa majoritária para as eleições de outubro.

 

O celular de ambos chamou várias vezes, sem ser atendido. Os assessores confirmaram que eles estão conversando. Nos bastidores surgiram informações de que Amin está bancando a candidatura ao governo, com Merisio de vice e Raimundo Colombo ao Senado.

 

Merisio estaria resistindo porque seu projeto avançou e ele tem compromissos com os 12 partidos de sua coligação. Ninguém sabe informar como andam essas negociações e como elas terminarão. O PP tomará a decisão na convenção de sábado (28) em Florianópolis.

 

Outra notícia veiculada nos bastidores indica a possibilidade de conversa de Amin com o PSDB de Paulo Bauer e Marcos Vieira. Não havendo sucesso na proposta do progressista a Merisio, o senador Bauer estaria disposto a abrir mão da candidatura ao governo de SC para Esperidião Amin, caso em que disputará a reeleição.

 

O presidente estadual do PSDB, Marcos Vieira, declara-se engajado apenas nos preparativos da convenção de domingo (29) em Joinville.

 

Seus assessores dizem que ele viajou outra vez para os municípios do oeste catarinense, onde vai cumprir extensa agenda.

 

Problemas

 

O problema da candidatura de Amin ao governo de SC está no acordo do PP, fechado com o PSD e com Merisio desde a convenção de 2017. E as dificuldades de Merisio de levar todos os partidos de sua coligação para apoiar Amin ao governo.

 

A outra hipótese de Amin ao governo em aliança com o PSDB de Bauer encontraria idêntica barreira. Os prefeitos e deputados do PP têm compromissos com Merisio e não abandonariam o barco nesta altura dos acontecimentos.

 

Estes últimos movimentos confirmam o cenário confuso e indefinido das candidaturas em Santa Catarina.

Justen Celulares