Rui Car
02/03/2017 09h05 - Atualizado em 02/03/2017 08h32

Bebê de 21 dias é salvo por equipe dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio

"Nossa equipe chegou no local e encontrou a criança ainda sem respiração"

Assistência Familiar Alto Vale
Créditos:  Alex de Lima - Comunicação Social - Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio - SC.

Créditos: Alex de Lima - Comunicação Social - Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio - SC.

Delta Ativa

Na tarde desta quarta-feira (02), por volta das 14h os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram acionados para atender a uma ocorrência de um bebê de apenas 21 dias que provavelmente encontrava-se engasgada. A ocorrência foi registrada na Rua Alberto Boeder no Bairro Rio Ferro.

 

Uma equipe de socorristas foi deslocada para atender a ocorrência sendo que durante o deslocamento, a central de operações realizou os procedimentos de orientação via telefone.

 

Segundo Bruno Nascimento, um dos socorristas que atendeu a ocorrência, quando a equipe chegou no local, a criança encontrava-se com cianose (pele azul-arroxeada) e sem respiração, sendo efetuados os procedimentos de desobstrução de vias aéreas (nariz e boca). Logo após a manobra de desobstrução a criança voltou a respirar, sendo conduzida ao Hospital e Maternidade Maria Auxiliadora para avaliação da equipe médica. Segundo a mãe do bebê, a mesma foi ver a criança dormindo em seu berço quando a criança estava sem respiração e com a pele arroxeada, em seguida acionando os bombeiros.

 

“Nossa equipe chegou no local e encontrou a criança ainda sem respiração e com a pele arroxeada, sendo avaliado e posteriormente realizado a manobra de Heimlich, procedimento realizado pelo socorrista para desobstruir as vias respiratórias, mas logo após algumas tentativas da manobra, a criança voltou a respirar e conduzimos ao hospital”, contou Douglas Medeiros, aluno do Curso de Formação em Bombeiro Voluntário. Medeiros está no termino do curso de bombeiro voluntário e realiza os plantões na corporação e contou emocionado que as técnicas realizadas tanto por telefone realizadas pelo operador e no local da ocorrência, foram fundamentais para total êxito da ocorrência.

 

“Ver a criança voltar a respirar após todos os procedimentos serem realizados rapidamente e de acordo com os protocolos ensinados em sala de aula, é gratificante, ter uma vida salva não tem preço, nos motiva a estar a cada dia preparados para atender melhor nossa comunidade”, finalizou Medeiros.

 

Justen Celulares