Rui Car
02/01/2018 14h00

Bebê nasce em ambulância em SC e médica conta como foi a experiência

Menina nasceu na viatura a caminho do hospital

Assistência Familiar Alto Vale
OCP Online

OCP Online

Delta Ativa

Uma criança nasceu em uma ambulância na noite desta segunda-feira (1º) em Massaranduba. O momento com final feliz emocionou a médica Marina Canuto Corrêa, a enfermeira Gisele e o condutor da ambulância e bombeiro João Decker.

 

Efetiva no posto de saúde e plantonista do hospital de Massaranduba, a médica clínica conta que a mulher grávida chegou na unidade às 23 horas com sintomas de contração e passou por avaliação. “Ela já tinha ido na maternidade, porém ainda não estava no ponto certo para nascer. Mandaram ela para casa e depois ela voltou com mais dor”, lembra Marina.

 

A médica diagnosticou que a paciente estava em trabalho de parto. “Entramos em contato com a maternidade para a transferência da paciente. Como ela estava com contrações muito prolongadas e longas, evoluiu bastante rápido. Chamei a ambulância para transferência. Antes de colocá-la na maca, verifiquei a dilatação. Avisei a equipe e a enfermeira Gisele foi junto. Falei para levarmos kit parto porque provavelmente o bebê nasceria no caminho. E foi o que aconteceu. Colocamos na ambulância e logo em seguida fizemos os procedimentos”, relatou.

 

Às 23h43, no quilômetro 48 da SC-108, no bairro Butuca, nasceu a menininha Alanis. Era a segunda gestação da mãe. “Foram duas contrações. Ficamos apreensivos algumas vezes, mas estamos preparados para isso e então dá tudo certo”, falou a médica. Ela disse que a mãe estava super feliz e agradecida. Assim que nasceu, a criança chorou e então o cordão umbilical foi cortado.

 

Mãe e filha foram encaminhadas ao Hospital Jaraguá em estado estável. “No caminho da maternidade, a criança já começou a mamar e chegou mamando na maternidade. No hospital fizeram os procedimentos que são padrão na criança e na mãe e foi tudo bem. Um plantão bem atípico”, disse Marina. A médica afirmou que foi muito gratificante iniciar o ano com uma experiência boa, com um final feliz.

 

Gisele, Marina e João tiram uma foto antes de voltar para Massaranduba | Foto Divulgação/OCP

Justen Celulares