Rui Car
20/12/2020 13h19 - Atualizado em 20/12/2020 13h34

Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas na tragédia de Presidente Getúlio

Presidente veio a Santa Catarina neste sábado (19) para visitar os pontos mais destruídos pela tempestade e depois partiu para folga em São Francisco do Sul

Assistência Familiar Alto Vale
Presidente chegou por volta das 11h50min em SC (Foto: Jorge Seif Júnior, Arquivo Pessoal)

Presidente chegou por volta das 11h50min em SC (Foto: Jorge Seif Júnior, Arquivo Pessoal)

Delta Ativa

O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou a Santa Catarina, no aeroporto de Navegantes, no fim da manhã deste sábado (19). Ao lado de outras autoridades, o chefe de Estado sobrevoou até por volta das 14h as áreas atingidas pela tragédia em Presidente Getúlio.

 

Bolsonaro já viria à região para tirar cinco dias de folga em São Francisco do Sul e aproveita a passagem por Santa Catarina para visitar os pontos mais destruídos pelo temporal que deixou ao menos 15 mortos nesta semana.

 
Presidente Jair Bolsonaro e governador de SC, Carlos Moisés da Silva.

Presidente Jair Bolsonaro e governador de SC, Carlos Moisés da Silva (Foto: Governo de SC, Divulgação)

O anúncio do sobrevoo no Alto Vale do Itajaí foi feito pelas redes sociais. Bolsonaro decolou de Brasília às 10h, e pousou por volta de 11h45min no Aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes. 

 

De lá, cerca de 15 minutos depois, o presidente embarcou em um helicóptero, junto com o governador Moisés, com destino à região de Presidente Getúlio, onde ocorreu o epicentro da tragédia. Às 14h, Bolsonaro retornou a Navegantes e embarcou rumo ao 62º Batalhão de Infantaria de Joinville, onde chegou cerca de 10 minutos depois.

 

Bolsonaro chega a Joinville

 

Na saída do batalhão, Bolsonaro se aproximou de apoiadores e cumprimentou várias pessoas pelas ruas. Bolsonaro partiu então para a casa do deputado Coronel Armando (PSL), onde a comitiva parou para almoçar. A área foi isolada pela equipe de segurança do presidente, mas um grupo de apoiadores se concentrou em frente à residência do parlamentar durante a presença de Bolsonaro.

 

Por volta das 15h45min, Bolsonaro deixou Joinville de helicóptero em direção a São Francisco do Sul, destino da folga do presidente nos próximos dias. O presidente chegou a São Francisco do Sul por volta das 16h45min, e novamente cumprimentou e conversou de perto com apoiadores.

 

Bolsonaro ficará hospedado nos próximos dias no Forte Marechal Luz e pretende descansar e pescar.

 

Bolsonaro passou de carro em meio a apoiadores e parou para cumprimentá-los

Bolsonaro passou de carro em meio a apoiadores e parou para cumprimentá-los (Foto: Marcos Pereira, NSC TV)

Bolsonaro promete atendimento as vitimas das enxurradas 

 

O presidente e comitiva não desceram em Presidente Getúlio, como chegou a ser anunciado. Ele fez a visita aérea e depois retorno ao aeroporto de Navegantes, de onde rumou para Joinville, escala de sua ida para São Francisco do Sul, onde ficará alguns dias pescando.

 

O governador retornou depois a Presidente Getúlio, onde desceu de helicóptero e participou de reunião com o prefeito, lideranças da região e assessores.

 

Depois das duas visitas, Moisés assim se manifestou: “O Governo do Estado segue o trabalho na região, com equipes mobilizadas. Toda assistência e resposta a este desastre estão sendo prestadas, iniciando imediatamente após a ocorrência. Santa Catarina lamenta as vítimas desta tragédia e, mais uma vez, agradece a solidariedade e o apoio do presidente e do Governo Federal para a reconstrução. Reforço também os agradecimentos aos voluntários e às entidades, todos empenhados a reconstruir a cidade e a oferecer apoio às famílias atingidas”.

 

O governador foi a Rio do Sul, onde também verificou os danos causados pela enxurrada. O senador Dario Berger e o deputado Jerry Comper participaram das reuniões das visitas técnicas.

 

16084648963110

 

Acompanharam o presidente no sobrevoo no Alto Vale do Itajaí o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o chefe da Defesa Civil do Estado, Aldo Baptista Neto, o senador Jorginho Mello, o secretário da Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, e o filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro.


POR: AUGUSTO ITTNER E JEAN LAURINDO / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC / MOACIR PEREIRA – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares