Rui Car
22/12/2020 14h42 - Atualizado em 22/12/2020 14h57

Bombeiro Militar vem a Presidente Getúlio como intérprete para facilitar comunicação com estrangeiros

Cardoso fala francês e auxiliou a Assistência Social do Município, já que no local possuem haitianos e venezuelanos, com dificuldade para falar português

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Patrick Rodrigues / Santa

Foto: Patrick Rodrigues / Santa

Delta Ativa

No último sábado (19), o Tenente Gustavo Cardoso, que atua no 7º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Itajaí, mas que no momento está de licença especial, se prontificou a vir até a cidade de Presidente Getúlio, para trabalhar como intérprete.

 

O tenente Cardoso, que fala francês, auxiliou a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município, já que no local possuem haitianos e venezuelanos, com dificuldade para falar português. Ele ficou das 8h às 17h, para cadastrar as pessoas desalojadas e desabrigadas. Este cadastro garante que a população possa receber os auxílios de colchões, cestas básicas, kit de higiene e roupas. O Tenente Cardoso atuou na comunicação, permitindo o acesso dos haitianos que moram na região ao cadastro.

 

“O francês é um idioma próximo ao crioulo, língua falada pelos haitianos, com isso o meu trabalho era auxiliar nessa comunicação, traduzindo as informações deles e repassando as orientações da prefeitura para as pessoas. Eu conversava com cada um para saber como foram atingidos e entender as necessidades. Cada pessoa era responsável pelo cadastro de toda a família, ou seja, normalmente acrescentando mais sete ou oito integrantes. No final do dia eu conversei com cerca de 60 pessoas, mas o cadastro passou de 300”, explica o Tenente Cardoso.

 


FONTE: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE SANTA CATARINA

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares