Rui Car
27/12/2019 16h49 - Atualizado em 27/12/2019 16h50

Bombeiros alertam para evitar afogamentos durante o verão

Somente no dia de Natal, cinco pessoas morreram afogadas em SC

Assistência Familiar Alto Vale
Rádio Rural

Rádio Rural

Delta Ativa

Pelo menos cinco pessoas morreram em Santa Catarina neste Natal, todos vítimas de afogamentos na tarde desta quarta-feira (25). Dois deles eram irmãos, de 15 e 17 anos, e se afogaram em uma Lagoa em Jaguaruna, no Sul do estado. Em São Francisco do Sul, no Norte catarinense, um jovem de 17 anos se afogou no mar. 

 

No Oeste, em Nova Erechim, um garoto de 14 anos foi encontrado sem vida em uma cachoeira. Uma quinta vítima foi uma criança de três anos, que se afogou no Rio Araranguá, em Araranguá, no Sul catarinense. Em Biguaçu, na Grande Florianópolis, foram retomadas as buscas pelo jovem de 22 anos que desapareceu na praia de Balneário São Miguel, na tarde de Natal.

 

O assunto retoma a necessidade de estar atento ao período de verão, onde muitas pessoas buscam banhos naturais. Na região, é comum em dias de calor  a procura por rios, cachoeiras ou açudes. O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntário de Concórdia, Juliano Camillo, alerta à população que cuidados especiais são necessários neste momento, evitando afogamentos.

 

“A gente faz um alerta à população, que quando tiver de se banhar nestes ambientes, primeiro que conheça esses locais, pra ver se dá pé ou não. A principal orientação é que a população use o colete, mesmo sabendo nadar. O colete salva a pessoa de qualquer tipo de emergência que acontecer na água”.

 

Ele também orienta para casos em que situações como esta acontecem. “Se visualizar uma pessoa pedindo socorro, jamais adentre esse lugar, jogue alguma coisa para ela conseguir se agarrar. Qualquer garrafa pet, um galho, um isopor, algo que boie. Esse tipo de salvamento deve ser feito por pessoas com conhecimento, ou um cabo, uma corda, jogar para que ela venha até a margem. Se essa pessoa engoliu água, e apresentar tosse, jogar de lado, para que a água seja expelida”.

Justen Celulares