Rui Car
06/06/2017 07h05 - Atualizado em 06/06/2017 08h51

Bombeiros e Defesa Civil elaboram plano de ação para minimizar impactos das chuvas na regional de Ibirama

Comportas da Barragem Norte são fechadas

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Representantes da Defesa Civil de Santa Catarina, Bombeiros Voluntários e o secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama, Jamir Marcelo Schmidt, se reuniram na tarde desta segunda-feira, dia 5, para elaborar um plano de ação do que pode ser feito para minimizar os impactos das chuvas que assolam o Alto Vale e já deixam milhares de famílias desabrigadas e desalojadas.

 

No encontro o coordenador Regional da Defesa Civil, Jaimerson Espindola, apresentou a previsão de chuva persistente para os próximos dias e destacou que todos os órgãos precisam estar preparados para enfrentar um cenário difícil e auxiliar a população. “A chuva que achávamos que iria cair de forma mais distribuída acabou se concentrando na região do Alto Vale, o que trouxe muitos impactos. Agora nossa melhor expectativa é de que chova de 100 à 130 milímetros até a quinta-feira, mas num cenário mais pessimista podemos chegar a 230 milímetros.”

 

Ele ressaltou ainda que a Defesa Civil já distribuiu itens de ajuda humanitária como alimentos, materiais de higiene e limpeza e colchonetes para os municípios mais afetados no Alto Vale como é o caso de Rio do Sul, e que cidades da região de Ibirama também podem receber os kits caso seja necessário.

 

No Vale Norte, de acordo com a Defesa Civil, os municípios mais atingidos são Lontras, onde 171 pessoas estão desabrigadas e quase 350 desalojadas, além de Ibirama, que já registou mais de 100 ocorrências em virtude das chuvas, a grade maioria de deslizamentos de terra que deixaram inclusive uma pessoa ferida.

 

Segundo o secretário Executivo da ADR de Ibirama, outro ponto discutido na reunião foi a preparação dos municípios para a abertura de abrigos, que podem ser necessários para receber mais famílias que tenham que deixar suas casas.“ O Governo de Santa Catarina tem feito muito nos últimos anos investindo milhões em obras de prevenção como a sobre elevação das barragens e construção de radares que fazem a diferença em momentos como esse, mas mesmo assim muitos ainda podem ter que deixar suas casas nos próximos dias, e com certeza vamos trabalhar para atender todos da melhor forma possível” ressaltou. 

 

Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Marcos da Silva, destacou que todos os equipamentos da corporação como botes, barcos e efetivo estão à disposição da comunidade e serão usados a qualquer momento para resgates e outras situações.

 

Comportas da Barragem Norte são fechadas

Depois de alguns dias de negociação com indígenas, que ocupavam a Barragem Norte em Jose Boiteux desde 2015 e impediam sua operação, técnicos da Defesa Civil puderam trabalhar no local e fechar as duas comportas do empreendimento, o que dará mais tranquilidade para a população do Médio Vale.

Justen Celulares