Rui Car
14/10/2023 10h11

Bombeiros iniciam maior operação de forças-tarefas para ajudar Alto Vale e fazem história

Operação de empenho das equipes iniciou na semana passada; saiba quantas ocorrências já foram atendidas na região

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: CBMSC

Foto: CBMSC

Delta Ativa

O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) segue com os atendimentos às pessoas atingidas pelas chuvas e cheias que assolam o Estado, principalmente no Alto Vale do Itajaí.

 

Na última sexta-feira (6), iniciou a maior operação de empenho das equipes de forças-tarefas da história, segundo a corporação. Foram acionados os bombeiros dos batalhões de São José, Xanxerê e Rio do Sul para dar suporte nos atendimentos.

 

Mais de 1 mil ocorrências foram atendidas pelos bombeiros - CBMSC/Divulgação ND

Foto: Divulgação / CBMSC

 

Também foram encaminhados os helicópteros Arcanjo 03, do Batalhão de Operações Aéreas em Blumenau, para a região de Rio do Sul e o Arcanjo 01, para a região de Blumenau.

 

Além disso, o batalhão de Ajuda Humanitária da corporação entrou em sobreaviso para caso haja necessidade de atender mais pessoas.

 

Mais de 1 mil ocorrências foram atendidas pelos bombeiros - CBMSC/Divulgação ND

Foto: Divulgação / CBMSC

 

Mais de 1.500 atendimentos feitos por bombeiros

 

De acordo com o CBMSC, entre o dia 3 de outubro até a tarde desta sexta-feira (13), foram atendidas 1.590 ocorrências relacionadas às chuvas que caíram sobre o Estado.

 

A região mais atingida é o Alto Vale, que registrou 777 ocorrências durante o período informado.

 

Mais de 1 mil ocorrências foram atendidas pelos bombeiros - CBMSC/Divulgação ND

Foto: Divulgação / CBMSC

 

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, esteve no Alto Vale acompanhado do subcomandante-geral, coronel Renaldo Onofre Laureano Junior, para agradecer pessoalmente ao trabalho dos bombeiros envolvidos na operação.

 

Eles embarcaram no início da tarde desta sexta-feira (13) e estiveram presentes nas cidades de Rio do Sul e Taió. Além de verificar a situação, eles conversaram com as equipes empenhadas.

 

Foto: Divulgação / CBMSC

 

Embora Santa Catarina seja um Estado em que os eventos climáticos são uma realidade, desta vez tivemos uma situação acima do que era visto nos últimos anos. Em que muitos locais foram afetados ao mesmo tempo. O Alto Vale não era tão castigado desde 2011″, destacou o comandante-geral.

 

O coronel Fabiano destacou o trabalho realizado por homens e mulheres da corporação que seguem prontos para cumprir a missão, além de agradecer as outras instituições que prestaram apoio desde o início.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares