Rui Car
23/12/2020 11h07 - Atualizado em 23/12/2020 14h36

Bombeiros Voluntários homenageiam vítimas da enxurrada em Presidente Getúlio

Árvore de Natal foi decorada com balões com os nomes dos mortos na tragédia

Assistência Familiar Alto Vale
Bombeiros voluntários penduraram balões com os nomes das vítimas (Foto: Luiz Souza, NSC TV)

Bombeiros voluntários penduraram balões com os nomes das vítimas (Foto: Luiz Souza, NSC TV)

Delta Ativa

A árvore de Natal que estava na Praça Otto Müller, em frente à prefeitura de Presidente Getúlio, e que resistiu à enxurrada da última quarta-feira (16) recebeu uma decoração especial uma semana depois. Nesta manhã, os bombeiros voluntários da cidade penduraram nela balões com os nomes das 18 vítimas da tragédia e enfeites encontrados nos escombros.

 

— O nosso Natal acabou, mas para trazer um clima, ainda que pequeno, decidimos fazer essa homenagem — contou o comandante dos bombeiros voluntários, Alex de Lima.

 

Bolinhas brilhantes levaram os nomes das 18 pessoas que morreram por conta das chuvas (Foto: Divulgação/Bombeiros Voluntários de SC)

Bolinhas brilhantes levaram os nomes das 18 pessoas que morreram por conta das chuvas (Foto: Divulgação/Bombeiros Voluntários de SC)

 

Antes do temporal, a árvore foi colocada em uma espécie de carrocinha, ao lado do boneco do Papai Noel. Por causa da altura não foi destruída pelo mar de lama que atingiu o Centro, bairro onde está localizado o prédio da prefeitura. Assim, os socorristas decidiram usar as bolas doadas por moradores e as que encontraram enquanto procuravam por desaparecidos para enfeitar novamente um dos símbolos do Natal.

 

Após uma rápida homenagem, os 18 balões brancos com os nomes das vítimas da tragédia foram amarrados à árvore.

 

Homenagem ocorreu na manhã desta quarta-feira (Foto: Luiz Souza, NSC TV)

Homenagem ocorreu na manhã desta quarta-feira (Foto: Luiz Souza, NSC TV)

 

No total, 377 bombeiros voluntários de 19 corporações atuaram no resgate das vítimas e atendimento à população que sofreu com a enxurrada, que começou na noite do dia 16 de dezembro.

 

Os bombeiros ainda fizeram uma salva de palmas para honrar as vítimas e o trabalho de todos os que atuaram nos resgates e que ainda vão trabalhar na recuperação das cidades atingidas.

 

Foto: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José

Foto: Marcos Fernandes / Portal Alexandre José

  

 

Brinquedos às crianças

 

Nesta tarde os bombeiros também planejam levar brinquedos às crianças das famílias que perderam o que tinham na enxurrada.

 

— Durante os trabalhos vimos os pais limpando a lama enquanto as crianças se divertiam sem brinquedos, porque tudo foi levado — relata Lima.

 

Dezenas de sacolas com brinquedos foram doadas ao município, o que possibilitará a ação. Com os 18 corpos encontrados e as buscas encerradas, os socorristas podem levar um pouco de alegria aos moradores. Agora, dedicam-se a entregar doações, ajudam na limpeza e nas ocorrências que surgem cotidianamente.

 

Bombeiros se despedem do Alto Vale

 

Os Bombeiros Voluntários de Santa Catarina desmobilizaram as equipes da força-tarefa nesta terça-feira (22), depois de sete dias de auxílio às famílias afetadas pelas chuvas e enxurrada em Presidente Getúlio. O socorro iniciou na noite de quarta-feira (16) e encerrou somente após a localização do corpo de Walter Kloth, 87 anos – o 18º desaparecido -, morador do bairro Ribeirão Revólver, a área mais afetada pelo evento climático. O Alto Vale do Itajaí contabiliza 21 mortos: 18 em Presidente Getúlio, dois em Rio do Sul e um em Ibirama.

 

Desde o início do evento climático, foram mobilizados 350 bombeiros voluntários de 18 corporações com o suporte de 23 veículos de emergência, drone, estação móvel de radiocomunicação e cinco binômios (bombeiro e cão de busca) – unidades de Caçador, Ilhota, Joinville, Lontra e Presidente Getúlio. O trabalho foi coordenado a partir de um posto de comando-geral, instalado na unidade dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, e um posto de comando operacional, montado na área afetada pelos deslizamentos de terra. Os voluntários cooperaram com o Corpo de Bombeiros Militar de SC e coordenados pela Defesa Civil.

 

Com o fim das operações de busca e resgate, os bombeiros voluntários integraram o auxílio humanitário e limpeza da cidade. Na noite desta terça, equipes de Presidente Getúlio cooperaram com os bombeiros militares na limpeza de vias do centro da cidade. Calçadas e ruas foram lavadas; a lama e entulhos foram organizados em pontos estratégicos para facilitar a posterior remoção.

 

 

Tragédia em Presidente Getúlio

 

A chuva forte e deslizamentos causaram uma avalanche de barro em Presidente Getúlio, que destruiu ruas, carregou casas inteiras e alagou centenas de imóveis, principalmente no bairro Revólver, o mais afetado, o Centro e Rio Ferro. Até a tarde desta terça-feira (22), 627 famílias estavam em lares de parentes. Ao menos 3.300 moradores foram prejudicados pelo fenômeno. 

 

O temporal também causou estragos em outras cidades do Alto Vale, como Ibirama e Rio do Sul. Juntas, as três cidades somam 21 mortos.  


POR: BIANCA BERTOLI / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC / ND+ / PORTAL ALEXANDRE JOSÉ

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares