Rui Car
14/02/2024 11h43 - Atualizado em 14/02/2024 14h08

BR-470 em Rio do Sul vai ficar fechada por pelo menos sete dias, estima DNIT

DNIT disse que será necessário reaterrar com rochas o local, para restabelecer a rodovia

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / CBMSC

Foto: Divulgação / CBMSC

Delta Ativa

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) divulgou uma previsão sobre o tempo necessário para consertar a BR-470 no trecho onde se abriu uma cratera em Rio do Sul. Segundo o órgão, serão pelo menos sete dias com as duas pistas totalmente bloqueadas para que as equipes possam colocar um novo aterro e, depois, a camada asfáltica.

 

As pistas cederam de um lado a outro, como mostram as imagens, por causa da chuva registrada na madrugada desta quarta-feira (14). O DNIT disse que será necessário reaterrar com rochas o local, para restabelecer a rodovia. No decorrer dos próximos dias, os veículos leves, como carros e motos, poderão passar por dentro do perímetro urbano de Rio do Sul.

 

Caminhões devem usar como rota alternativa a BR-282. A prefeitura informou que a partir das 13h vai emitir um decreto proibindo a passagem de veículos acima de 40 toneladas em vias municipais. Guardas, inclusive os que estavam de folga, foram mobilizados para orientar o trânsito na cidade.

 

A Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) informou ter colocado à disposição do DNIT as estruturas das prefeituras para agilizar o serviço de recuperação da estrada.

 

Rotas alternativas:

 

– No sentido oeste para o leste, entrada trevo de Laurentino, no sentido bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Não recomendado para veículos pesados. Para o sentido leste-oeste, uso no sentido contrário;

 

– Entrada no trevo de Laurentino, no sentido Laurentino, passando pela Serra Tomio em direção a Rio do Sul, saindo nas imediações do trevo do Fundo Canoas/Progresso. Não recomendada para veículos pesados;

 

– Trânsito de caminhões pesados devem dar preferência por utilizar a BR-282.

 
Fonte: Talita Catie / Jornal de Santa Catarina / NSC Total
Justen Celulares