Rui Car
21/03/2023 11h37

Brasil bate recorde de produção de petróleo e gás em fevereiro

Somando os números das duas commodities, a alta é de 19%

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Petrobras

Foto: Reprodução / Petrobras

Delta Ativa

A produção brasileira de petróleo e gás subiu 0,19% em fevereiro, em comparação ao mês de janeiro. O número se refere à soma dos números das duas commodities. O resultado, publicado nesta segunda-feira, 20, garantiu à produção mensal o recorde de 4,2 milhões de barris de petróleo. O volume supera o recorde anterior de barris, registrado em outubro do ano passado, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo.

 

Na comparação com um ano antes, a produção de gás avançou 11,4%, atingindo 146,54 milhões de metros cúbicos por dia. Entretanto, a produção de petróleo cru recuou 0,39% em fevereiro. Mas mostrou crescimento de 11,8% ante o ano anterior.

 

Indústria de petróleo contrária a novos impostos

 

O Instituto Brasileiro do Petróleo e do Gás (IBP), que representa o setor, tenta barrar a cobrança do Imposto de Exportação de Óleo Bruto. O IBP entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal.

 

No começo do mês, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a criação de um tributo de 9,2% sobre exportações de petróleo bruto, entre março e junho. O objetivo é compensar a queda na arrecadação com a isenção de combustíveis.

 

De acordo com o IBP, o instituto calcula que a cobrança pode levar as empresas do setor a um prejuízo direto de US$ 1,2 bilhão, além de gerar efeitos negativos sobre as atividades dessa indústria nos Estados. Isso pode prejudicar, sobretudo, os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, onde estão as sedes e as principais atividades das companhias.

 

Fonte: Revista Oeste
Justen Celulares