Rui Car
25/08/2020 14h10

Brasil tem ao menos 27 possíveis reinfecções por Covid-19 em investigação

Os dados foram levantados junto às Secretarias de Saúde dos estados

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: CNN Brasil (Foto: Shutterstock)

Fonte: CNN Brasil (Foto: Shutterstock)

Delta Ativa

Cerca de 27 pessoas estão sendo investigadas por terem supostamente testado positivo para a Covid-19 duas vezes – são os possíveis casos de reinfecção da doença no país. Os dados foram levantados pela CNN Brasil com as Secretarias de Saúde dos estados.

 

São Paulo, que é o estado com o maior número de casos e mortes pelo coronavírus no Brasil, também é o com o maior número de casos investigados: 10 do total. Na capital paulista, segundo o Hospital das Clínicas, sete pessoas procuraram a instituição alegando sintomas da doença após já terem testado positivo anteriormente.

 

Já no município de Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo, a prefeitura informou em nota que a secretária municipal de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, testou positivo para a Covid-19 duas vezes, uma em maio e outra em julho.

 

Em Araraquara foi registrado um caso pela prefeitura da cidade. De acordo com nota do órgão municipal, um funcionário do Samu apresentou sintomas em abril, quando testou positivo para a doença. Depois, voltou a apresentar sintomas em julho – quando testou positivo novamente. Segundo a prefeitura, o caso foi encaminhado para o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto para ser investigado.

 

No HC de Ribeirão Preto, no entanto, eles já estavam investigando outro caso. Publicada em 5 de agosto, a pesquisa, denominada “Recorrência de Covid-19: um relato de caso”, analisa uma técnica de enfermagem de 24 anos que, com comorbidades, apresentou sintomas da Covid-19 em maio e, segundo o estudo, testou positivo duas vezes para a doença.

 

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto garante no estudo que “o presente relato confirma que, ainda que extremamente rara, a reinfecção por SARS-CoV-2 e o adoecimento por Covid-19 em mais de uma ocasião são eventos possíveis”. “Essa constatação traz implicações clínicas e epidemiológicas que precisam ser analisadas com cuidado pelas autoridades em saúde”, conclui.

 

O segundo estado com o maior número de possíveis casos de reinfecção no Brasil é o Ceará. Segundo nota publicada em julho, mas que ainda é considerada válida pela Secretaria de Estado da Saúde, nove profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 em duas ocasiões diferentes.

 

De acordo com o documento, as amostras foram colhidas e a infecção confirmada por RT-PCR entre março e abril. No entanto, após a reaparição dos sintomas, os testes foram realizados novamente e os resultados resultaram em positivo entre os meses de maio e junho.

 

No Goiás, todos os possíveis casos de reinfecção identificados também foram em profissionais de saúde. Ao todo, a secretaria de saúde identificou 6 casos de pessoas que testaram positivo duas vezes. Segundo a pasta, um grupo técnico do Centro de Operações de Emergências (COE) em Saúde Pública de Goiás analisa os casos.

 

Em Minas Gerais, um caso está sendo investigado em Divinópolis, junto à secretaria municipal de Saúde. Já no Rio de Janeiro, há também o registro de um possível caso de reinfecção, de uma mulher moradora de Volta Redonda, que teria sido infectada em maio e agosto. Segundo a Secretaria de Saúde do Rio, a pasta e o Ministério da Saúde investigam o caso.

 

Isso significa que todos esses casos, de fato, tiveram Covid-19 duas vezes? Embora os casos ainda estejam em investigação, o Hospital das Clínicas de São Paulo possui três hipóteses que podem explicar o diagnóstico duplicado: longa permanência do vírus no corpo, reativação do vírus e possível reinfecção.

 

Para constatar qualquer uma das hipóteses, os pacientes devem ser acompanhados com exames adicionais para que os hospitais e órgãos que investigam os casos tenham o diagnóstico final se é ou não possível a reinfecção por Covid-19.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar AQUI.

Justen Celulares