Rui Car
18/11/2020 09h19 - Atualizado em 18/11/2020 15h19

Câmara de Taió tem renovação de sete vereadores; duas são mulheres

Apenas Peixinho (MDB) e Macoppi (PP) foram reeleitos

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Câmara de Vereadores de Taió

Fotos: Câmara de Vereadores de Taió

Delta Ativa

Nove vereadores foram eleitos na noite do último domingo (15) em Taió. Desses, seis são novatos, entre eles uma mulher. O MDB, partido do atual vice-prefeito e agora prefeito eleito, Horst Alexandre Purnhagen, elegeu três parlamentares e será a legenda com a maior bancada no Legislativo municipal.

 

A nova legislatura passará a contar com mulheres na bancada, fato que não aconteceu nas Eleições Municipais de 2016, onde nenhuma mulher foi eleita. Desta vez, Clarice Longen (MDB) e Maria Stringari (PSDB) atuarão como vereadoras da cidade. Clarice foi o quarto nome mais votado nas urnas entre os candidatos ao legislativo neste ano, com 421 votos. Esta será sua primeira experiência política. Sendo do MDB, ela é da situação, mesmo partido do prefeito eleito. Já Maria Stringari (PSDB) assumirá seu segundo mandato na câmara. Após se eleger vereadora em 2008, ela ficou fora do pleito na última eleição. Desta vez foi eleita como oposição ao governo.

 

O vereador mais votado foi Flávio Molinari (MDB), com 571 votos. Assim como ele, mais cinco vereadores foram eleitos pela primeira vez, sendo eles: Eder Ceola (Podemos), a já mencionada Clarice Longen (MDB), William Noriller (PSD), Edesio Fillagranna (PSDB) e Kakai Oenning (PSD).

 

Dos nove atuais vereadores, apenas dois foram reeleitos: Peixinho (MDB), com 426 votos, sendo ele o segundo vereador mais votado no total, e Joel Sandro Macoppi (PP), que conquistou a última cadeira para a legislatura 2021/2024, com 268 votos. 

 

 

Confira a lista dos eleitos:

 

– Flávio Molinari (MDB) – 571

– Peixinho (MDB) – 426 (Reeleito)

– Eder Ceola (Podemos) – 423

– Clarice Longen (MDB) – 421

– Willian Noriller (PSD) – 381

– Maria Stringari (PSDB) – 347

– Edésio Fillagrana (PSDB) – 310

– Kakai Oenning (PSD) – 294

– Macoppi (PP) – 268 (Reeleito)

 

Em relação aos vereadores atuais, a situação ficou a seguinte:

 

Ademir Valle “Biro” (PSD) 

 

BIRO

Concorreu às eleições deste ano, no entanto Biro não conseguiu uma votação expressiva, conquistando apenas 99 votos. Encerra seu mandato em 31 de dezembro.

 

Aroldo Peicher Júnior “Peixinho” (MDB)

 

PEIXINHO

Segundo vereador mais votado nas Eleições 2020, com 426 votos, Peixinho dará sequência aos seus trabalhos nos próximos quatro anos.

 

 Eduardo Poffo “Dudu” (PSDB)

 

DUDU

Também concorreu às eleições deste ano, porém, mesmo conquistando um bom número de votos, 261, Dudu não foi reeleito. Encerra seu mandato em 31 de dezembro.

 

Jaci de Liz (PSL)

 

JACI

O vereador Jaci foi vice-prefeito da chapa de Tiago Maestri nas eleições deste ano, porém a dupla ficou na quarta colocação entre as cinco chapas, conquistando 1.790 votos. Encerra seu mandato em 31 de dezembro.

 

Jair Alberto das Neves “Jinho” (PP)

 

JINHO

Mais um nome que buscava a reeleição, Jinho conquistou 246 votos, porém não foram suficientes para que ele mantivesse sua cadeira na câmara. Encerra seu mandato em 31 de dezembro.

 

Joel Sandro Macoppi (PP)

 

MACOPPI

Macoppi acabou conquistando sua cadeira pelo quociente partidário. Os 268 votos conquistados nas urnas garantiram sua reeleição para mais quatro anos. Este será seu quarto mandato consecutivo.

 

Klaus Dieter Diel (MDB)

 

KLAUS

Klaus foi o único vereador da atual legislatura que não concorreu a algum cargo nas eleições municipais. Após três mandatos o emedebista decidiu não se candidatar ao cargo novamente. Por discordar de alguns posicionamentos de seu partido, Klaus anunciou sua desfiliação junto ao MDB para os próximos dias e irá encerrar seu mandato, em 31 de dezembro, sem partido.

 

Tiago Maestri (Podemos)

 

TIAGO

Atual presidente da Câmara de Vereadores, Maestri concorreu ao cargo de prefeito, tendo como vice o vereador Jaci de Liz. A dupla ficou na quarta colocação entre as cinco chapas, conquistando 1.790 votos. Encerra seu mandato em 31 de dezembro.

 

Valdecir João da Cruz “Capilé” (PL)

 

CAPILE

O vereador Capilé foi o vice-prefeito da chapa da empresária Nerlize Sandri (PSD), nas eleições municipais 2020. A dupla ficou na terceira colocação entre as cinco chapas, conquistando 1.831 votos. Encerra seu mandato em 31 de dezembro.


Obs: Ao reproduzir este conteúdo, favor creditar para: Rádio Educadora 90.3 FM / Portaleducadora.com 

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares