Rui Car
30/04/2020 16h31

Campanha contra a gripe já vacinou 9,7 mil pessoas em Rio do Sul

O Dia “D”, da campanha será em 9 de maio, quando todas as unidades estarão abertas no sábado das 8h às 17h

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A campanha de vacinação contra a gripe influenza (H1N1) continua em Rio do Sul e o público-alvo da segunda etapa foi ampliado. Agora, tem direito a vacina os funcionários da área de segurança pública, doentes crônicos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além deles, o Ministério da Saúde ampliou o atendimento para indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo e trabalhadores portuários.

 

Desde março, 9.700 pessoas já foram vacinadas em Rio do Sul, representando 58,36% do público total. Em uma primeira etapa da campanha, antecipada pelo Ministério da Saúde desde março, pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde já foram imunizados. Somando o público-alvo destas duas etapas, o total de pessoas que precisam procurar unidades de saúde em Rio do Sul de acordo com o IBGE é de 16.621. A meta é que 100% seja atendida.

 

Em Rio do Sul, as vacinas são oferecidas nas unidades básicas de saúde dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santana, Santa Rita, Taboão e na Policlínica que fica no Centro. É importante levar a carteira de vacinação e é necessário o uso de máscara para entrar na unidade de saúde.

 

Na primeira fase da campanha, iniciada em março, profissionais de saúde e pessoas com idade acima de 60 anos já foram imunizados. A Secretaria de Saúde de Rio do Sul faz um aviso para que, os idosos que eventualmente ainda não receberam a vacina, procurem a unidade de saúde mais próxima.

 

O Dia “D”, da campanha será em 9 de maio, quando todas as unidades estarão abertas no sábado das 8h às 17h.

 

Para receber a vacina, doentes crônicos devem apresentar algum comprovante de doença, como receituário médico ou declaração do profissional médico. E segundo a Vigilância Epidemiológica do Estado, os professores do ensino básico e superior, cujas aulas estão suspensas, passarão a ser vacinados na terceira fase da campanha com início no dia 9 de maio. Se apresentaram doenças crônicas, devem se vacinar ainda na segunda fase.

 

Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Rio do Sul

Justen Celulares