Rui Car
01/06/2023 16h30

Campanha de Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 30 de junho em SC

Medida leva em consideração o aumento do número de internações por gripe e a baixa cobertura vacinal alcançada até o momento

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems) prorrogaram a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todo o estado até o dia 30 de junho. A medida leva em consideração o aumento do número de internações por gripe, especialmente de crianças e de idosos, e a baixa cobertura vacinal alcançada até o momento de 41,9%.

 

A Campanha começou no dia 10 de abril somente para a população dos grupos prioritários e desde o dia 12 de maio a dose está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade.

 

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), Arieli Schiessl Fialho, lembra que, apesar da dose estar disponível para todos, é importante que a população dos grupos prioritários como idosos, crianças, gestantes, pessoas com comorbidades, que são as pessoas mais vulneráveis à doença, garantam a sua dose.

 

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Dive, até o dia 22 de maio foram confirmados 318 casos graves da doença, que precisaram de hospitalização. Deste total, 20 pessoas morreram, sendo que a maioria era idosos com 60 anos ou mais e crianças, a maior parte com algum fator de risco e/ou comorbidade. Ainda segundo dados do boletim é possível observar um aumento significativo no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza nos primeiros meses do ano de 2023 em comparação aos últimos cinco anos.

 

É justamente por causa do grande número de óbitos envolvendo pessoas dos grupos prioritários que insistimos tanto na vacinação desse público e optamos pela prorrogação da Campanha. O papel da vacina é impedir o agravamento da doença e, consequentemente, evitar hospitalizações e mortes. Então, mais uma vez, fica o nosso apelo para que o público-alvo se vacine, aproveite mais essa oportunidade, para que os pais levem os filhos para tomar a dose, porque a nossa cobertura ainda está baixa”, destaca a gerente de imunização.

 

Segundo dados do Painel de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), a cobertura vacinal total em Santa Catarina está em 41,98%. Nos idosos com 60 anos ou mais, a cobertura é de 49%; já nas crianças, a cobertura é ainda menor, 31%. A meta de vacinação é de 90% de cada um dos grupos prioritários.

 

Para tomar a vacina contra a gripe basta procurar um ponto de vacinação. As secretarias municipais de Saúde são responsáveis por organizar os locais e horários de aplicação de doses. A Secretaria de Estado da Saúde pede que a população busque informações sobre a vacinação junto aos municípios.

 

Fonte: Agência Catarinense de Notícias / Governo do Estado de Santa Catarina
Justen Celulares