Rui Car
22/03/2023 15h48

Campanha do Bem incentiva doação de Imposto de Renda para Fundos Sociais de Rio do Sul

Recursos são destinados a organizações que executam projetos sociais voltados para idosos, crianças e adolescentes

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O período de declaração anual do Imposto de Renda já foi iniciado em 2023 e por isso, a Prefeitura de Rio do Sul, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e em parceria com um grupo de entidades, lança a Campanha do Bem 2023, que reforça a possibilidade da destinação de parte do tributo aos Fundos do Idoso e da Criança e Adolescente, que repassam recursos a organizações que executam projetos sociais no município.

 

Qualquer pessoa física que contribua com IR na modalidade de declaração completa pode realizar a destinação, que é limitada a 3% do imposto devido para cada fundo (6% no total) calculado pelo próprio sistema.

 

O contribuinte não pagará uma quantia maior de imposto, nem terá sua restituição diminuída. Apenas permitirá que parte do tributo devido seja destinado, diretamente, para um fundo social.

 

O Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Rio do Sul, Ricardo Pinheiro, explica que a destinação de parte do IR para os fundos municipais é uma forma de garantir que esses recursos sejam aplicados, de maneira efetiva, na execução de projetos voltados para a assistência social no município.

 

É importante que as pessoas saibam que essa iniciativa não representa um gasto a mais, mas sim, uma oportunidade de contribuir com a nossa cidade, ajudando a garantir que as crianças e idosos tenham melhores condições de vida”, ressalta o secretário.

 

A Campanha do Bem já é realizada desde 2012 em Rio do Sul e já arrecadou em torno de R$ 2,5 milhões desde então, através de contribuições locais. Destes, R$ 1,7 milhão foi destinado a 53 projetos, aprovados por meio de edital que é lançado anualmente.

 

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares