Rui Car
19/11/2021 10h57

Câncer de próstata: queda nos exames acende alerta

Na última reportagem da série sobre câncer de próstata, especialistas dão a receita da prevenção

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Pixabay / Divulgação

Foto: Pixabay / Divulgação

Delta Ativa

Na última reportagem da série sobre o câncer de próstata, um alerta em relação aos cuidados básicos com a saúde. Cerca de 25% dos homens com diagnóstico da doença morrem. A realidade poderia ser diferente se os casos fossem detectados com antecedência.

 

Por isso, buscar informações, fazer exames preventivos e combater o tabu são necessários, além de uma dieta saudável aliada a exercícios físicos.

 

Prevenção, de fato, salva”, alerta a psicóloga Sabrina Fagundes.

 

Totalmente válido esse acompanhando. Além de reduzir o risco de ter complicações associadas a essa doença tão prevalente, o paciente pode aproveitar as consultas para prevenir outros agravos associados, como colesterol, pressão, aumento de peso, que é muito relacionado ao câncer de próstata”, esclarece Felipe Estati, oncologista.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de coleta do PSA caiu 27% entre 2019 e 2020. A quantidade de biópsias também teve queda, foi de 21%. Outro índice que preocupa é a queda no número de consultas com urologista, que foi de 33,5%.

 

Homens mais jovens devem incentivar seus pais, seus avós a procurar exames. Famílias devem falar sobre isso. Espero que isso deixe de ser um tabu e que passe ser algo comum, como é comum fazer outros tipos de exames”, complementa Sabrina Fagundes, lembrando que é importante para que se tenha qualidade de vida.

 

O médico oncologista Felipe Estati reforça que, mesmo sem sintoma, é preciso fazer o acompanhamento.

 

Fazer exames de rotina, se prevenir, praticar atividades físicas, se alimentar bem. Esse é o grande alerta”, conclui o especialista.

Fonte: ND+
Justen Celulares