Rui Car
21/09/2022 09h00 - Atualizado em 21/09/2022 09h03

Casal de Taió pioneiro de município paranaense comemora 65 anos de casamento

Dona Rosalina e Seu Valfrido Kobstein casaram em Taió em 1957

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

Delta Ativa

Exemplo de amor, união e companheirismo. Esta é a definição que pode ser dada ao casal mercedense Rosalina e Valfrido Kobstein, moradores da comunidade de Sanga Guaíba, interior do município de Mercedes, localizado no Oeste do Paraná, próximo a divisa com o Paraguai.

 

No último dia 10 de setembro, uma festividade no Clube de idosos Fé e Esperança marcou as comemorações dos 65 anos de casamento do casal. 

 

O matrimônio de Rosalina e Valfrido aconteceu em Taió, no ano de 1957, e apesar das muitas dificuldades enfrentadas, o casal construiu a família e se tornou um exemplo para todos.

 

Dona Rosalina, hoje com 81 anos, e Seu Valfrido, com 87 anos, são pioneiros de Mercedes e chegaram na comunidade de Sanga Guilherme em 1960, quando o município ainda era pertencente à Marechal Cândido Rondon. No ano seguinte, se mudaram para a comunidade de Sanga Guaíba, onde residem até hoje.

 

Ao chegar em Mercedes, Valfrido e Rosalina enfrentaram dificuldades, mas trabalhando na agricultura e carpintaria, ajudaram na colonização e constituíram a família. Seu Valfrido é conhecido por ter construído vários salões, estabelecimentos comerciais, casas e igrejas no município.

 

Passados 65 anos de matrimônio, hoje Dona Rosalina e Seu Valfrido tem uma grande família, formada por seis filhos e filhas, genros e noras, 14 netos e 13 bisnetos, com quem comemoraram, junto a amigos, a Bodas de Safira Azul no último sábado.

 

Um casal chegar a 65 anos de casados é uma grande conquista e cada vez mais raro. Mas Seu Valfrido e Dona Rosalina não são os únicos, nem mesmo na comunidade de Sanga Guaíba.

 

Vizinhos dos Kobstein, o casal Erna e Fridolino Steinheuser completou, no dia 09 de julho de 2022, 67 anos de casamento.

 

Há ainda na mesma localidade (Sanga Guaíba) outros casais com casamentos longevos, de 50 anos ou próximo a data. 

 

Fonte: aquiagora.net
Anderle Telhas e Acessórios