Rui Car
06/10/2021 11h23

Casas populares em SC ficarão no nome de mulheres; entenda

Programa será lançado no dia 19 de outubro, em Florianópolis

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O programa do governo de Santa Catarina que irá construir mil casas populares vai dar prioridade às mulheres. O regime de comodato, por período a ser definido pelas prefeituras, dará cessão de uso dos imóveis a elas. A medida se explica por duas razões principais: evasão escolar e violência doméstica.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação de Santa Catarina, Claudinei Marques, em caso de separação do casal, muitas vezes as mulheres são obrigadas a deixar o lar e isso compromete a permanência das crianças na escola, com a necessidade de mudança de residência.

 

Outra situação, não menos importante, são os casos de agressões. “Em muitos casos as mulheres são expulsas de casa”, explica o secretário. O contrato estar em nome das mulheres é uma forma de garantir a permanência dela no lar e a retirada do agressor.

 

O SC + Moradia irá atender 61 cidades catarinenses com os piores índices desenvolvimento humano (IDH). O valor total do investimento é de R$ 70 milhões e cada casa deverá custar até R$ 70 mil. As residênciais, de 50 m², terão dois quartos, sala e banheiro.

 

Os recursos serão repassados às prefeituras e estas serão responsáveis pela construção.

 

Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Campo Belo do Sul e Cerro Negro serão as primeiras cidades contempladas.

 

Nós não queremos que as pessoas se acomodem. Queremos ensinar elas a vencer, a contrapartida de quem receber a casa, de forma temporária, é dar-lhes capacitação e manter os filhos na escola”, diz o secretário.

 

O programa será lançado no dia 19 de outubro, em Florianópolis.


Por: Renato Igor / NSC Total

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina

Justen Celulares