Rui Car
11/12/2017 13h25 - Atualizado em 11/12/2017 10h22

Cerca de 200 animais foram castrados em Taió neste fim de semana

Possivelmente, mais mutirões de castração como este serão realizados em 2018

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Entre a última sexta-feira (08/12) e domingo (10/12), o município de Taió realizou o mutirão de castração, onde cães e gatos, tanto masculinos, quanto femininos, foram castrados conforme cadastramento já realizado. Os atendimentos foram realizados pela Esterilize Clínica Veterinária, em parceria com a Prefeitura de Taió com um limite de 60 animais por dia, no antigo CEREVISE. 10% dos animais de rua tiveram a castração gratuita. Foram castrados animais machos e fêmeas a partir de 60 dias após o nascimento.

 

Além da equipe da Esterilize Clínica Veterinária, a ação contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e muitos voluntários que cooperaram para tornar todos os procedimentos possíveis. O funcionário público Eder Ceola, responsável pelo cadastramento dos animais, agradece todo o apoio prestado pela Administração Municipal, através do prefeito Almir e do vice-prefeito Alexandre, do presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Maestri, do vereador e coordenador da Defesa Civil, Jaci de Liz, do procurador do Município, Marco Carvalho, toda a equipe que colaborou na limpeza, bem como todos os voluntários e entidades já citadas.

 

Possivelmente, mais mutirões de castração como este serão realizados em 2018.

 

Conheça 8 bons motivos para castrar seu cão ou gato:

 

  • Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

 

  • Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

 

 

  • As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

 

  • Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

 

  • As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.

 

  • Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

 

  • Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

 

  • Uma vez que seu cão está castrado, consulte seu veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

 

 

Se tiver alguma dúvida sobre a castração, recomendamos que fale com o seu médico veterinário. Ele poderá te aconselhar sobre o melhor período para realizar o procedimento e cuidar das necessidades específicas do seu cão ou gato.

Justen Celulares