Rui Car
09/01/2020 14h10 - Atualizado em 09/01/2020 10h29

Cerca de 40 espécies são cultivadas em novo horto medicinal de Rio do Campo

O Hospital de Rio do Campo é parceiro do projeto e cedeu espaço para implantação do horto

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Houve o plantio de aproximadamente 40 espécies no novo horto fitoterápico do município de Rio do Campo. O horto fica localizado próximo ao Hospital e Secretaria de Saúde. Participaram da ação colaboradores das Secretarias de Saúde e Agricultura e Epagri.

 

O Hospital de Rio do Campo é parceiro do projeto e cedeu espaço para implantação do horto.

 

A Secretária de Agricultura, Marilu Moser, explica que o ambiente estava sendo preparado desde o ano passado “Era uma área que estava ociosa e decidimos que seria importante para o município implantar o horto aqui”. Marilu comenta que a terra foi preparada de forma orgânica para o plantio.

 

As mudas plantadas no horto são provenientes de moradores de localidades do interior que possuíam as plantas em suas propriedades. As espécies foram buscadas pela enfermeira Tatiana da Silva, que é responsável pelo projeto das Plantas Medicinais no município.

 

A enfermeira comenta que o objetivo do horto será também difundir conhecimento sobre as plantas medicinais para a comunidade em geral “Queremos também que as pessoas aprendam a cultivar em casa e passem a fazer uso da fitoterapia como prática de saúde e para prevenção”.

 

O Prefeito Rodrigo Preis parabenizou os organizadores do horto e agradeceu os envolvidos “Agradecemos a Secretaria de Saúde, Agricultura, Epagri, Pastoral da Saúde e todos que estão estudando e preparando nossa cartilha de plantas medicinais”.

Justen Celulares