Rui Car
17/04/2018 15h30 - Atualizado em 17/04/2018 15h34

Cerca de 650 pessoas são atendidas no Mutirão de Saúde em Rio do Sul

Os corredores da Policlínica estiveram cheios por alguns instantes

Assistência Familiar Alto Vale
Diário Alto Vale

Diário Alto Vale

Delta Ativa

A expectativa de atendimentos durante o mutirão de saúde em Rio do Sul no último sábado (14) foi superada, já que além da demanda agendada, houve também espaço para quem chegasse livremente até a Policlínica em busca de atendimento. Esperavam-se pouco mais de 500 pacientes vindo para consultas especializadas, clínica geral ou algum tipo de procedimento, mas o número chegou na casa dos 650, graças ao amplo trabalho da Secretaria de Saúde de abrir todos os seus departamentos para a população, como atendimento médico, odontologia, farmácia, psicologia, Centro de Testagem e Aconselhamento e vigilâncias sanitária e epidemiológica.

 

Os corredores da Policlínica estiveram cheios por alguns instantes, mas rapidamente iam sendo organizados e esvaziados devido à rotatividade. Pelo menos 10 médicos atenderam a comunidade, mas o número de funcionários da saúde envolvidos no mutirão no sábado passou de 100.

 

Em visita ao local no evento, o prefeito José Thomé parabenizou funcionários pela bonita atitude de trabalhar no sábado para atender a comunidade e destacou que o mutirão é uma prática para diminuir a fila de espera por exames especializados. “Priorizamos os mutirões para reduzir a demanda de atendimentos e vimos que são bem aceitos pela comunidade”, adianta. No ano passado, quatro destes eventos resultaram em 4,5 mil atendimentos. Em 2018, a primeira atividade ocorreu no Centro de Atendimento a Mulher (CAM), com mais 200 atendimentos.

 

Já a secretária de Saúde explicou que muitas especialidades têm demanda maior do que o que é oferecido diariamente, mas é normal que o atendimento tenha dias de intervalo entre a marcação e a consulta. “Organizamos mutirões para acelerar o procedimento. Os médicos e os funcionários são muito parceiros nesta iniciativa pois atende mais rapidamente o cidadão, e isso é um benefício enorme”, garantiu.

 

As especialidades que tiveram atendimento foram endocrinologia, neurologia, cardiologia, dermatologia, neurologia pediátrica, cirurgia plástica e urologia. Boa parte das consultas previstas de clínica geral também é sob demanda e agendamento, mas também houve atendimento de demanda livre. O departamento de odontologia atendeu cerca de 30 crianças do Centro Educacional Daniel Maschio e ainda cinco pacientes que tiveram cirurgias de extração do siso.

Justen Celulares