Rui Car
15/10/2019 08h11 - Atualizado em 15/10/2019 08h12

Chamas do fogão a lenha iniciam incêndio em residência, no Alto Vale

As chamas iniciais foram combatidas pelos próprios moradores e vizinhos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na madrugada desta terça-feira (15), os Bombeiros de Ituporanga atenderam a um incêndio em rancho anexo à uma residência no município de Imbuia, no centro da cidade.

 

Segundo o proprietário, ao meio dia o fogão à lenha estava sendo utilizado e seu pai ficou na responsabilidade de apagar o fogo e eliminar brasas do local. No entanto, na madrugada, segundo o proprietário, foi ouvido barulho de madeira queimando, e ao verificar a situação no exterior de sua residência, constatou incêndio no rancho, que já havia consumido parte desta edificação, com fogo se concentrando na região do fogão a lenha, e se propagando para o restante do rancho sentido a sua residência.

 

As chamas iniciais foram combatidas pelos próprios moradores e vizinhos, com auxílio de mangueiras e baldes, enquanto faziam o acionamento do Corpo de Bombeiros. Durante o acionamento a guarnição do ABTR-60 (caminhão de combate a incêndio) foi solicitado o auxílio da PM e Pipa do município. Quando a guarnição chegou ao local, as chamas já haviam sido controladas, restando apenas pequenos focos, que foram extintos. Após esses procedimentos foi feito rescaldo.

 

As chamas ainda antes da chegada da guarnição consumiram o restante do rancho e parte dos caibros e forro da residência na região da cozinha. Segundo o solicitante, as mangueiras do caminhão pipa eram pequenas e não foram usadas no combate às chamas. Foram utilizados cerca de 3 mil litros de água no combate e rescaldo. Área atingida cerca de 25 metros quadrados. Após colheita do testemunho do morador a guarnição retornou ao quartel com o local em segurança.

Justen Celulares