Rui Car
06/10/2020 11h36 - Atualizado em 06/10/2020 11h37

Chuva de granizo deixa rastro de destruição em lavouras de fumo do Alto Vale

Pelo menos 874 lavouras foram destruídas no Sul do Brasil durante o último fim de semana

Assistência Familiar Alto Vale
Lavoura de tabaco na comunidade Molungun, em Vidal Ramos (Foto: Mauri dos Anjos)

Lavoura de tabaco na comunidade Molungun, em Vidal Ramos (Foto: Mauri dos Anjos)

Delta Ativa

As chuvas de granizo voltaram a causar estragos nas lavouras do fumo do Sul do país. Foram horas difíceis para os produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Eles percorrem as áreas semeadas para contabilizar os estragos, junto com os técnicos da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).

 

Em Santa Catarina, o temporal de granizo destruiu 80% da plantação de fumo de Adalberto Maciel, na cidade de Atalanta. Foram duas chuvas seguidas de granizo, no amanhecer de domingo e o prejuízo é calculado em R$ 80 mil.

 

Agora, Maciel aguarda os técnicos da Afubra para um levantamento completo dos estragos. “Nenhum agricultor quer isso, mas quando acontece não tem o que fazer. Vamos esperar o que vai dar porque um pé, como este aqui,  já estava com 70% , 80%  das folhas,  esse aqui, se a Afubra não pagar , vai ser prejuízo. Vamos ver o que a Afubra vai pagar, quem ‘acode’ nós é só a Afubra, mais ninguém.  O governo não dá valor para quem planta fumo”, disse.

 

Na propriedade do Valmir de Souza, no município de Vidal Ramos, mais uma lavoura de fumo perdida com o granizo. A irmã dele teve perda total em outra propriedade, mas ele ainda tem esperança de salvar 20% da lavoura.

 

“Eu e a minha esposa plantamos 85 mil pés de fumo, em dois estágios.  Um é o mais velho, pronto para  a primeira colheita . Agora, deu granizo,  que quebrou quase  tudo, sobrou pouca coisa. E agora a gente vai  contar com o seguro Afubra  para cobrir os prejuízos  e partir para a próxima”, contou.

 

O Departamento Mutualista da Afubra registrou, até agora,  874  lavouras atingidas pelo granizo somente no final de semana, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no Paraná.  Desde o início da safra 2020/2021, a Afubra já contabiliza mais de  cinco mil lavouras atingidas pelos temporais de granizo. No ano passado, neste mesmo período, foi um número menor, 2.787 lavouras. 

 

A equipe técnica da Afubra  já está  fazendo o levantamento dos danos e lembra os produtores que ainda dá tempo de contratar o seguro contra granizo e vendavais. 

 

“Com a variação climática dos últimos dias, onde tivemos  uma grande incidência de calor e o frio,  nas noites,  tivemos também  algumas  tempestades que atingiram  boa parte  das regiões produtoras  de tabacos. Podemos destacar  a região de Rio do Sul e Ituporanga onde, até o momento, temos 500  atingidos  pelo granizo.  A nossa equipe de avaliadores  já está a campo atendendo aos nossos associados  que já avisaram  as nossas unidades, as nossas filiais,  mas ainda lembrando que os agricultores  que ainda não fizeram o aviso  do sinistro  que procurem  ou que se comuniquem  com uma unidade  mais próxima  da Afubra. Lembrando   que nós temos  as inscrições  abertas para  fazer o seguro  do tabaco  até o dia  31 de outubro”, recomendou o segundo secretário da Afubra, Adriano da Cunha.

 

FONTE: CANAL RURAL

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares