Rui Car
17/11/2023 11h16

Chuva em SC pode gerar “prejuízo incalculável” afirma Jorginho Mello

Segundo governador, 180 municípios foram atingidos pelas chuvas no Estado desde outubro

Assistência Familiar Alto Vale
Governador falou sobre a situação no Estado durante coletiva de imprensa (Foto: Carol Fernandes / NSC TV)

Governador falou sobre a situação no Estado durante coletiva de imprensa (Foto: Carol Fernandes / NSC TV)

Delta Ativa

Prejuízo incalculável. Essa é a definição do governador Jorginho Mello (PL) a respeito dos estragos causados pela chuva em Santa Catarina. O fenômeno, que atinge o Estado desde quarta-feira (15), causou dados em dezenas de municípios e duas mortes. A previsão é de que o tempo permaneça chuvoso até a tarde deste sábado (17).

 

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (17), o chefe do executivo catarinense afirmou que 180 municípios tiveram estragos, como alagamentos e deslizamentos, desde outubro. Só em novembro, 22 foram atingidos.

 

Todos esses danos já causaram bilhões em prejuízos para diversos setores da economia. Só na agricultura, segundo o governo estadual, foram R$ 3 bilhões.

 

Apesar disso, os esforços seguem concentrados para garantir o bem-estar dos moradores. A principal preocupação está no Vale do Itajaí, onde os níveis dos rios não param de subir. Em Rio do Sul, por exemplo, a água pode atingir os 13 metros, enquanto em Blumenau a previsão é de 12 metros.

 

A gente está muito preocupado, tentando passar informações para as pessoas, porque vai continuar chovendo até a amanhã e o volume esperado é de 110, 140 milímetros, e não tem como absorver [a água da terra] […]. É uma situação muito difícil que precisamos enfrentar“, afirma.

 

Ainda de acordo com o Mello, o principal ponto de atenção está na região do Meio-Oeste catarinense. Principalmente em Concórdia e Joaçaba. Nas últimas horas, o alto volume de chuva causou deslizamentos e alagamentos em diversos pontos.

 

Nós já gastamos R$ 20 milhões com ajuda humanitária para abrigos, colchões, roupas e tudo aquilo que a gente tem que alcançar. A dedicação e o carinho que tem se dado para as pessoas tem sido cada vez mais intenso. A diferença que salvou muitas vidas foi ter avisado as pessoas, a gente precisa estar atento para ter essa mesma situação“, pontua.

 

Chuva segue até sábado

 

A formação de uma nova frente fria no oceano, juntamente com áreas de baixa pressão e o fluxo de calor e umidade da região amazônica, manterá as chuvas persistentes e volumosas neste sábado (18), concentrando-se principalmente nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Temporais podem ocorrer em todo Estado ao longo do dia.

 

Após o período crítico do final de semana, entre domingo (19) e segunda-feira (20), espera-se a influência de uma área de alta pressão, proporcionando tempo firme com aparições de sol alternada com nuvens em Santa Catarina. As temperaturas nas manhãs estarão mais baixas nos planaltos e regiões serranas e amenas nas demais regiões.

 

Fonte: Luana Amorim / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares