Rui Car
02/05/2024 14h02

Chuvas no RS: sobe para 24 o número de mortos; 14,5 mil pessoas estão fora de casa

Defesa Civil registra 13 mortes, enquanto o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar confirmam outros 11 óbitos

Assistência Familiar Alto Vale
Vinte e uma pessoas estão desaparecidas (Foto: Defesa Civil RS / Divulgação)

Vinte e uma pessoas estão desaparecidas (Foto: Defesa Civil RS / Divulgação)

Delta Ativa

O número de vítimas no Rio Grande do Sul subiu para 24 devido aos temporais que atingem o Estado desde segunda-feira (29). A Defesa Civil registra 13 mortes, enquanto o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Brigada Militar (BM) registram mais 11 óbitos. As informações são do g1.

 

Vinte e uma pessoas estão desaparecidas. Há 147 cidades que registraram inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. As áreas que mais sofrem são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.

 

Ao menos 67,8 mil pessoas foram atingidas pelo temporal, segundo o boletim. Já são 14,5 mil moradores fora de casa, 4.599 em abrigos e 9.993 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

 

Sobrevoo de Lula cancelado

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). Lula desembarcou na base aérea de Santa Maria por volta de 10h40, junto da comitiva do governo federal.

 

O sobrevoo foi cancelado devido às condições do clima das áreas atingidas. Lula segue reunido com o governador, o prefeito de Santa Maria e outras lideranças locais.

 

Maior desastre do RS

 

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, afirmou nesta quarta-feira (1º) que o temporal “será o maior desastre do estado”. O governador comparou a situação com as tragédias de 2023, que deixou dezenas de vítimas, além de admitir a dificuldade de resgatar todos os afetados.

 

Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O Estado tem tido dificuldades para acessar as localidades“, disse Leite.

 

Na quarta-feira, o Rio Grande do Sul publicou a decisão extra do Diário Oficial do Estado, onde declarou estado de calamidade pública devido aos “eventos climáticos de chuvas intensas”.

 

Fonte: Ana Menezes / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares